venerdì 11 novembre 2011

"Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior" - Entrevista Fátima Freitas – Artista plástica.


Entrevista Fátima Freitas – Artista plástica. 

 
Foto By Magali Kriebel


1 - A.C.I.M.A. – Bem vinda à Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior Fátima Freitas! Gostaríamos de saber um pouco mais sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Nos conte um pouco do lugar onde você vive atualmente e o motivo que te impulsionou a viver fora do Brasil?


Fátima FreitasNasci em Campinas – SP. Mas já vivi em diversos cantos do mundo, atualmente vivo em Zurique na Suíça, mas, apesar de viajar frequentemente, “Casa”, para mim, é onde esta minha mãe e meus filhos: Campinas, São Paulo, Brasil. Gosto de viver na Suíça, país lindo, certas vezes visito localidades que parece mesmo cenário de conto de fadas. Mas, é verdade também que, habituada com o clima tropical brasileiro, o inverno suíço é uma dura provação. O maior problema é realmente o idioma, muito difícil de aprender, tive menos dificuldades com a língua italiana, quando vivi por um período da minha vida na Itália, aliás, país que adoro, principalmente a gastronomia. O que me impulsionou a buscar oportunidades fora do Brasil foi o sonho de construir uma carreira na Europa e ter meu trabalho artístico reconhecido.


2 - A.C.I.M.A. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com as artes plásticas?


Fátima Freitas – Acredito que o amor às artes de modo geral na minha vida vem de berço, em diferentes formas a arte sempre esteve presente a meu redor, minha mãe quando jovem foi cantora, meu tio músico. Quando menina, adorava gibis, e com doze anos, para desespero de meus pais eu comecei a pintar todas as paredes do meu quarto, conseguia reproduzir os personagens que via nos gibis à perfeição. Na verdade, sempre gostei de criar coisas, desde cedo apaixonei-me pelo artesanato, transformava lençóis em túnicas, vestidos, etc... mas, especializei-me mesmo na criação de bijuterias, principalmente com material reciclado, trabalhei muitos anos com bijuterias chegando a criar minha marca: “Fatika Biju”.
Em 1985, já casada e com 2 filhos resolvi fazer um curso de pintura em tecido, na época, como artesã eu frequentava as principais feiras de artesanato do estado de São Paulo, logo em seguida comecei a pintar minha primeira tela a óleo, era uma tela de veludo, fiz 4 telas, as quais tenho até hoje na minha casa no Brasil, essas 4 telas significam meu ponto de partida no universo da pintura. Tive ótimos maestros, frequentei os melhores atelies da região paulista sempre aperfeiçoando-me. Nunca mais parei de pintar.



3 -A.C.I.M.A. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento?


Fátima Freitas Uma pessoa muito especial em minha vida, uma amiga que surgiu num dos momentos mais delicados do meu percurso existencial, uma mulher que me ensinou acreditar na vida e no amor, me mostrou que eu tinha dons artísticos. Ela se Chama Sonia.


4 - A.C.I.M.A. – Como você vê a sua arte? Dentro de qual estilo ela pode ser inserida? Como desenvolveu seu estilo?


Fátima FreitasSou uma artista eclética, já experimentei diversas técnicas, gosto de misturar as cores e apreciar o resultado inimitável final, amo o cheiro da tinta, adoro brincar com as texturas. Porèm, na opinião de quem conhece meu trabalho dizem que prevalece a reprodução de paisagens. Gosto de pegar uma foto bem feita ou antiga e transformar em um belo quadro que imortalize aquele momento especial. 

 


5 - A.C.I.M.A. – De onde vem as inspirações para suas obras? Quais são suas principais influências?


Fátima FreitasQuando estou pintando tenho a sensação de estar em outra dimensão, sinto-me completa e inteiramente feliz, me transformo, sou livre, leve e solta, posso voar nas nuvens dos meus quadros, subir em árvores em um minuto, nadar como um peixe, chego a sonhar com minhas telas antes de pintá-las. Minhas obras representam minha liberdade interior. Minha maior influência e fonte de inspiração é sem dúvida a natureza.


6 – A.C.I.M.A. – Qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?


Fátima FreitasEu gosto de escrever poemas, reflexões, contos, mas nunca publiquei nada. Há poucos anos perdi meu amado filho, ele foi assassinado, e confesso que a escrita me ajuda até hoje a enfrentar essa dor. Tenho um sonho na gaveta, gostaria de um dia publicar suas memórias. Eu penso que a arte, indiferentemente de sua forma é um instrumento que nos ajuda a externar nossos sentimentos mais íntimos, é uma linguagem de amor em forma pura.


7 - A.C.I.M.A. – Como você divulga o seu trabalho? O que você acha que seria prioritário fazer para divulgar o trabalho dos artistas brasileiros que vivem no exterior?


Fátima FreitasDivulgo meu trabalho através da internet. Tenho diversas obras vendidas na Europa, mas o que ajuda mesmo é o boca a boca. Eu também dou aulas particulares de pintura quando estou na Europa. No Brasil tenho um pequeno atelier ao lado da casa de minha mãe onde exponho meu trabalho, é lá o meu cantinho encantado, onde posso dedicar-me a pintura quando passo uma temporada no Brasil. Penso que falta apoio do governo brasileiro para o artista brasileiro que vive e faz arte brasileira no exterior mostrar seu trabalho, principalmente no setor das artes plásticas, ter acesso a uma galeria séria e respeitada é quase impossível para quem tem poucas possibilidades econômicas. Sempre encontrei obstáculos difíceis de transpor, por isso acho que as comunidades brasileiras, os centros culturais e os consulados no exterior deveriam focar e dar prioridade aos brasileiros que já estão vivendo fora do Brasil. Agradeço a A.C.IM.A por essa iniciativa da “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, atitudes como essa são grandes incentivos para nós artistas. 

 


8 - A.C.I.M.A. – Que conselho daria a uma jovem aspirante a artista plástica?


Fátima FreitasNunca desista de seu sonho, eu vou fazer 50 anos neste ano, e vivo de meus sonhos! Não importa quanto tempo passe, sonho com o dia que poderei viver da minha arte e ter meu trabalho reconhecido. E como acredito em Deus, sei que tudo tem o tempo certo para acontecer. Uma boa dica é rodear-se de pessoas otimistas e positivas. Penso que um artista tem uma sensibilidade diferenciada e a questão da energia que nos circunda é muito importante. Gosto de pensar que somos anjos que estamos aqui para colorir a terra e dar vida as cores.


9 - A.C.I.M.A. – Como foi sua adaptação na Suíça, e quais as maiores dificuldades que encontrou? Contou com o apoio de alguma organização que apoia os imigrantes brasileiros na Suíça?


Fátima FreitasJá fazem quase 6 anos que entre idas e vindas estou por aqui, portanto, posso dizer que ainda estou me adaptando, como disse anteriormente, a língua alemã é um grande obstáculo para mim. Minha formação universitária, apesar de não concluída, aqui não serve muito por este motivo. Ainda não consigo viver do meu trabalho artístico e, como tantos imigrantes brasileiros que buscam realizar seus sonhos do outro lado do oceano, danço conforme a música, ou seja, já desempenhei diversas profissões, fui vitrinista, design de interiores e outros. Atualmente colaboro com uma amiga, fazendo a babá de sua filha e dou aulas de pintura. No momento, estou desenvolvendo um projeto “Mulher Brasileira lá Fora”, esta nova coleção é direcionada à mulher brasileira que vive no exterior, estou realizando quadros com suas imagens que, segundo minha interpretação, exprimem seus sentimentos através de cores e texturas especiais.


10 - A.C.I.M.A. – Qual é o seu objetivo no momento? Se desejar deixe-nos uma mensagem por favor!


Fátima Freitas Meu objetivo neste momento é fazer uma mostra do meu trabalho, e claro, vender muitos quadros! Para assim poder levar para dentro de muitos lares minhas obras, transmitindo minha alegria e amor pela vida.


A.C.I.M.A. Muito obrigado!




Contato com a artista.
Foto By Magali Kriebel



Para conhecer algumas das obras realizadas por Fátima Freitas visite sua página Facebook



Fátima Freitas – Artista Plástica
Tel. 0055 19 81852160 Brasil