domenica 27 ottobre 2013

Weekend Cultural ACIMA - 04/05/06 Outubro 2013 - Volpedo - Itàlia



Celebrar... Weekend Cultural ACIMA - 04/05/06 Outubro 2013 - Volpedo - Itàlia

CELEBRAR” é a palavra que mais se aproxima ao que o Weekend Cultural A.C.I.MA. 2013, em Volpedo – AL – Piemonte – Itália, nos proporcionou. Foram 3 dias intensos de atividades culturais e emoções, nos quais representantes da arte e da cultura brasileira e italiana se celebraram mutualmente. Palavras sobram para descrever o cenário histórico (medieval) que nos hospedou, mas por essas e outras fotografias e filmagens (que virão) é possível intuir que esse encontro foi mais que uma reunião de escritores e ativistas culturais - foi um encontro de energias, onde o “tempo e o espaço” fizeram seu papel.



1° dia:
Nos encontramos em Milão, no dia 4 de outubro (sexta-feira) na Stazione Centrale, onde 32 pessoas, entre escritores, artistas e simpatizantes (guiados por Nicolò, um belo e bravo ragazzo italiano proveniente da Sicília, rasgando distâncias com seu ônibus griggio), nos levou a Volpedo, o berço do famoso pintor Giuseppe Pellizza, onde ele nasceu e imortalizou sua nobre alma em seu trabalho artístico, hoje conhecido no mundo inteiro.
A meteorologia prometia chuva, mas fomos agraciados: o clima permitiu que tudo corresse como previsto, possibilitando aos nossos convidados conhecer um pouco da história e lugares especiais dos colli tortonese.
Chegando a Volpedo, tivemos um breve benvenuto no hotel LA CAPPELLETTA envolvendo todos os participantes, e depois de algumas horas de repouso, nos deliciamos durante o jantar de gala gentilmente preparado sob a coordenação do Sr. Luciano, diretor do local. Éramos 34 pessoas celebrando o encontro (ou reencontro de energias), degustando o aperitivo oferecido com especialidades italianas e regado com o bom vinho da Cantina Massa. E então nos dirigimos à Salla Rossa, local onde foi realizada a primeira parte da premiação A.C.I.MA 2013. Escritores e artistas receberam os diplomas referentes ao Projeto PENSIERI IN PAROLE 2013 e o (bienal) PREMIO ACIMA 2013.A cerimônia durou o tempo necessário para que celebrássemos o momento de festa e seu profundo significado de conexão entre as artes e a vida.
Depois do sacro o profano...
As mesas redondas foram propositalmente dispostas sem nenhuma indicação de nomes, justamente para que o acaso fizesse sua parte e aproximasse pessoas e energias vindas de diferentes partes do mundo... Holanda, Alemanha, Nova lorque, Suíça, Flórida, Noruega, Brasil, Itália, etc.
Comemoramos as 88 primaveras de Hebe Boa-Viagem A. Costa, e as 11 primaveras de Nathaniel, nosso lindo amigo, filho de Ligia Braz.
Maravilhoso! Palavras sobram...




2° dia:
Nosso amigo Kal Ettori, presidente da Associazione Pelizza di Volpedo, nos surpreendeu e emocionou na abertura da jornada, dentro da igreja medieval, contando brevemente a história de seu avô, que imigrou para o Brasil no final do século XIX, quando a Itália passava por momentos de grande dificuldades e muitos italianos imigraram para a América do Sul e o do Norte, buscando um lugar melhor ao sol...
O sr. Kal e a Sra. Tereza nos guiaram durante a visita à Pieve Medieval de Volpedo, bem como durante o itinerário pelizziano por toda a manhã. Conhecemos um pouco da história de Giuseppe Pellizza, o grande artista del 900, conhecido mundialmente por sua obra (O Quarto Estado), atualmente exposta no museu del 900, na Praça do Duomo de Milão. Conhecemos a sua casa, seu atelier, suas colinas e tivemos a oportunidade de conhecer detalhes de sua vida e obra (Divisionismo, pontinhos de tinta pura que uma vez na tela formam a tonalidade ideal). O tamanho original de sua obra O QUARTO ESTADO é de 5,83m de largura por 2,83m de comprimento. A tela representa um grupo de trabalhadores que protestam na praça da cidade, diante da casa do marquês, reivindicando seus direitos.
Nòs, amigos e simpatizantes da A.C.I.MA, compartilhando o objetivo de conectar Mentes & Culturas, nesta mesma praça, no dia 05 de outubro de 2013, posicionados no exato local onde Pelizza di Volpedo criou seu capolavoro O Quarto Estado, com muita honra e orgulho, posamos para a foto oficial que imortaliza esse momento de literatura brasileira alèm das fronteiras.
Após a foto oficial, nos dirigimos à Prefeitura de Volpedo (mais ou menos a 50 passos dali), onde o prefeito Jean Carlo Caldone nos recepcionou formalmente e nos emocionou com seu sincero benvenuto dizendo as seguintes palavras: É com os braços abertos, grande honra e alegria que vos recebo a Volpeldo (casa mia), na tentativa de retribuir o carinho e acolhimento que vossa Pátria ofereceu a tantos meus conterrâneos italianos que nos últimos séculos, em tempos difíceis na Itália imigraram para o Brasil. BENVENUTE a VOLPEDO.





O prefeito Jean Carlo Caldone nos acompanhou pessoalmente à sala nobre da Prefeitura para a entrega das medalhas (segunda parte da entrega do PREMIO ACIMA 2013) e ofereceu a cada autor presente a honraria, entregando também um postal de Volpedo, edição limitada e numerada.
Seguimos para o almoço na Locanda Canevari (30 passos da prefeitura e centro histórico de Volpedo), onde gentilmente o Sr. Jean Luca nos aguardava para o almoço com especialidades locais e piemontesas.
Às 17h, Nicolò, com seu cavalo alado griggio nos levou a Tortona, na Libreria Namastè, onde houve a apresentação oficial da Antologia bilíngue A.C.I.MA. 2013 - PENSIERI IN PAROLE, e a apresentação do livro Cose che Succedono (em italiano) de Hebe Boa-Viagem A Costa, e do livro Tesoro Argentato, de Nelsi Emilia Torres Stocker.

Um agradecimento especial a Junia Flàvia D'Affonseca que nos encantou com sua flauta durante o lançamento da antologia Pensieri In Parole na Libreria Namastè.





Depois do sacro o profano...
As 19:30h, na sede social de Monleale (cantina Massa), com a presença de Valter Massa, aconteceu a degustação de seus vinhos. Momentos maravilhosos... Um agradecimento especial à nossa querida amiga Alessandra Scifarelle, que cuidou pessoalmente da preparação desse momento maravilhoso.
3° e último dia:
Visitamos o centro comercial Outlet de Serravalle Scrivia, a cidade da moda onde se encontra as mais famosas marcas do mundo. Em seguida o retorno a Milão.
Como digo frequentemente, muitas vezes palavras sobram. São tantos os nomes de pessoas e entidades que gostaríamos de agradecer por fazer possível esse encontro... portanto, vou concluir essa pequena reflexão sobre os momentos maravilhosos que vivemos durante o 1° Weekend Cultural a Volpedo, organizado pela A.C.I.MA. com a palavra “NAMASTÉ”, que significa “O Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em ti”. Obrigada.
A.C.I.MA.

Bem vindo a A.C.I.MA.!

Para ver mais fotos visite a nossa página FB no link abaixo:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.490106484410172.1073741843.117968848290606&type=3


Antologia bilíngue Pensieri in Parole – A.C.I.MA 2013






Coautores:

ANA MIQUELIN
ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
BETI ROZEN
CLAUDIA CARVALHO
CRISTINA RAMOS
DANIELLI RODRIGUES
DIVA PAVESI
DULCE AURIEMO
ERNESTO ALGE
ETIENE ARRUDA
FABIANA DE ALMEIDA
FLÁVIA ASSAIFE
FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA
GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
GUSTAVO ARRUDA
HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA
IZABELLA PAVESI
JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
JACILENE BRATAAS
JORGE LEAL
JOSANE MARY AMORIM
JÔ RAMOS
KARIN MASSARO
LEONIA OLIVEIRA
LEONICE MIQUELIN
LIGIA BRAZ
LUCI AFONSO
MARIANA BRASIL
MILENE MORAES
NELSI EMILIA TORRES-STOCKER
NERI FORNARI BOCCHESE
PERCI NASCIMENTO DAHER
ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)
ROSENI KURÁNYI
ROSEMARY MANTOVANI
ROZELENE FURTADO
RITA PEA
SANDRA NASCIMENTO
SILVIA BRUNO SECURATO
TEREZINHA GUIMARÃES
VALDECK ALMEIDA DE JESUS
VERA SALBEGO
VITOR DEICHMANN
YARA REGINA FRANCO 


 

Nessun commento:

Posta un commento