lunedì 9 dicembre 2013

A.C.I.MA. entrevista a escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER





A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, inciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior. 

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

Temos o prazer de entrevistar a Advogada & Escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER!



A.C.I.MA. – Bem vinda NELSI EMILIA TORRES STOCKER! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve? 

N.E.T.S. – Sou natural de Engenheiro Beltrão – PR. (Norte do Paraná) – BRASIL. Nacionalizada Suíça. Sou advogada por formação e escritora por paixão. Moro atualmente em BERNA – CH, onde desempenho meu trabalho na empresa “Recht Beratung” fornecendo assessoria jurídica à latinos-americanos, na sua maioria imigrantes que chegam na Suíça com o propósito de trabalhar e morar nesse paìs.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?  

N.E.T.S. – Por volta dos meus 11 anos, meu pai me presenteou com uma máquina de escrever, e desde então nunca mais parei de escrever. Desfruto intensamente da escrita como instrumento autobiográfico para manifestar minhas mais profundas emoções, aventurando-me em vários gêneros narrativos. Quando minha lírica poética toma forma entro em transe, e as poesias - já escritas na minha alma romântica, se manifestam. Através dessa veia poética romântica deixo fluir pedacinhos da minha essência em palavras, de uma maneira suave, descrevendo sutilmente meus medos e alegrias, prazerosamente, levando o leitor a sonhar comigo em uma cumplicidade peculiar.

A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
N.E.T.S. – Foi um dos meus professores, quando estudava direito na Universidade (na Argentina), que me incentivou a seguir fazendo monografias e trabalhos de investigação histórica. Conselho que acatei e que até hoje me dedico a realizar. Gosto de pintar também. 

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

N.E.T.S. – Eu acredito que as autoridades brasileiras deveriam investir mais na Educação do nosso povo. Esse é o melhor remédio para todos os problemas que existem no país, minha convicção é de que o conhecimento é a maior arma que o ser humano pode ter.
No Brasil, um bom caminho seria a distribuição de Bolsas de Estudos aos novos Talentos Literários, temos um potencial enorme de autores excelentes que raramente conseguem chegar ao grande público, muitos desses, mesmo sem ajuda nenhuma, ou seja: com os próprios meios, estão escrevendo a nossa história e divulgando a literatura brasileira, muitas vezes inclusive no exterior e ao lado de grandes nomes, mostrando lá fora uma outra cara do nosso país, contribuindo assim para derrubar o mito de que Brasil é somente: Futebol, Mulher e Carnaval”.



A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

N.E.T.S. – Na minha opinião, o maior obstáculo continua sendo o acesso às grandes Editoras, pois elas somente querem publicar e difundir autores já conhecidos, e que portanto, garantem retorno econômico imediato, raramente dão a possibilidade ao Escritor iniciante de mostrar seu trabalho.
Como brasileira residente no exterior, (a maior parte da minha existência me senti imigrante - inicialmente morei na Argentina e há 14 anos vivo na Europa - Suíça), com alegria constato que nos últimos anos algumas associações, agremiações e grupos culturais de diversas partes da Europa desenvolvem um trabalho mirado que visa a divulgação da cultura e literatura brasileira no exterior, mostrando outro panorama da nossa cultura, um retrato feito de gente guerreira e lutadora, comprovando o dinamismo, orgulho e sobretudo a perseverança do povo brasileiro que, seja dentro ou fora do nosso pais, é um só contingente que reza o amor que todos sentimos pela nossa Pátria BRASIL.



Participo de Feiras de Livros internacionais e de diversos eventos culturais em toda a Europa com a A.C.I.MA. - Rebra - Varal do Brasil etc... Confesso que são momentos inesquecíveis onde partilhamos não somente o amor pela literatura, mas, onde juntos, como uma verdadeira família literária, celebramos nossas artes e nos sentimos irmãos, seguindo conectados e unidos por um fio invisível que legitima nossa brasilidade. 


Meus livros podem ser adquiridos em algumas livrarias na Suíça e na Itália, bem como de forma direta – online, os pedidos devem ser feitos pelo e-mail: law-nelsiemilia@gmx.ch - os mesmos são (autografados) e enviados por correio em toda a Europa. 


A.C.I.MA. – Que conselho daria à quem está dando os primeiros passos no universo literário? 
N.E.T.S. – Meu conselho é que continue acreditando em seu sonho, não abaixe os bracos, LUTE. O caminho é árduo e cheio de espinhos, requer dedicação, empenho e sobretudo determinação, somente sobrevivem os que realmente amam verdadeiramente a escrita, mas VALE A PENA!!! A cada nova obra uma emoção única, infinita, inesquecível.


A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

N.E.T.S. – Estive no Brasil recentemente para receber uma homenagem - o título de Cidadã Honorária de minha cidade Natal – Engenheiro Beltrão. A alegria pelo reconhecimento foi tanta, reencontrar amigos e familiares foi uma benção. Passeei bastante, visitei cidades vizinhas e pude observar que o poder aquisitivo da classe média cresceu bastante, imagino que como reza a lenda, os ricos ficam sempre mais ricos, mas não posso deixar que registrar que a nossa sociedade ainda apresenta uma camada da sociedade que passa por grandes privações básicas. A politica econômica brasileira sempre foi muito variável. Acredito que para ser confiável a estabilidade deveria durar por várias gerações, educando os novos dirigentes com valores mais nobres e sentimentos patrióticos mais puros. Sinceramente, temo que o que atualmente esteja acontecendo no Brasil seja um outro grande negócio, onde a corrupção esteja por trás. Espero estar enganada, mas penso que não durará mais que uma década. 

Meu objetivo literário é continuar escrevendo em dois seguimentos:

O primeiro é a poesia, que dá voz a meus sentimentos e percepções mais íntimas, pois  escrever poesias antes de tudo faz bem ao meu coração. 

O segundo seguimento é de investigação histórica, o primeiro livro da série (ESTRADA LONGA DA VIDA: Desilusões, Sexo, Droga e Álcool I, será apresentado no Salão Internacional do livro de Turim, de 8 à 12 de Maio 2014 pela Edizioni Mandala. São tratados literários onde registro a face de uma sociedade que expatria em busca do sonho de uma vida melhor, uma legião de seres humanos que acabam se tornando invisíveis para a sociedade (sejam eles brasileiros ou de outras nacionalidades sul americanas), me refiro à pessoas que escreveram suas páginas de vida em uma das ruas mais conhecidas de Zurique, a Lang Strasse – O famoso quarteirão n° 4 de Zurique, cenário vivente de miséria humana, amor comprado e sonhos mutilados. O material humano para a realização dessa obra é fruto de 10 anos de pesquisa e trabalho de assessoria jurídica desempenhado diretamente com latino-americanos que ali se concentram, onde pude conhecer histórias de vidas e vislumbrar sentimentos comuns a todos os seres humanos, infelizmente, muitas dessas pessoas jamais encontraram a estrada de volta...
Meu sonho é ganhar meu sustento com meus livros.



A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior? 

N.E.T.S. – Como mencionei resido na Suíça, meus livros nascem sempre em minha língua madre, pelo momento tenho alguns trabalhos traduzidos em italiano e espanhol e em breve apresentarei também em alemão. A divulgação das minhas obras estão literalmente traduzidas no meu trabalho, (participação em feiras, eventos culturais, apresentações etc...), mas está também no rico intercâmbio que nasce com meus leitores, uma experiência fantástica. Os leitores se transformam em amigos, uma vez que através dos meus escritos acabam por conhecer como penso, atuo e me posiciono perante a vida. Uma das maiores alegrias que experimento é quando um leitor me diz que apreciou minha obra e encontrou nela sentimentos similares aos seus, e que de alguma forma minhas palavras lhe doaram felicidade. Algo muito significativo para mim, pois estou compartilhando sentimentos e experiências vivenciadas não somente no meu país, bem como de  terras muito distantes por onde passei. Espero que meu trabalho possa ajudar na árdua tarefa de desmistificar os clichês relacionados às mulheres brasileiras, é verdade que as garotas brasileiras são divinas, mas elas também são sábias, guerreiras, mães, filhas... por detrás de um corpo escultural e um rosto bonito existe muito mais. O que acontece muitas vezes é que faltam oportunidades legítimas. 


A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra. 

N.E.T.S. – Participei de diversas antologias nacionais e internacionais. Escrevi 3 livros solo. 
O primeiro livro TESOURO PRATEADO, originalmente publicado em português, encontra-se na segunda edição, que é bilíngue: português&Italiano. 


TESOURO PRATEADO – Lírica poética – Inspirado nas montanhas dos Alpes Suíços e na Patagônia. A explosão poética de um diamante translucido e transparente que contagia a todos com luz e emoção, proporcionando singelas oportunidades para reflexões.
Público alvo: Todos aqueles que ousarem sonhar.






LIVRO II:

ESTRADA LONGA DA VIDA: Desilusões, Sexo, Droga e Àlcool I - Esse livro relata  experiências de pessoas que imigram para um país de primeiro mundo iludidas pela possibilidade de mudar suas realidades, e uma vez ali, são obrigados a sobreviver de qualquer maneira, já que regressar seria um outro falimento ou fracasso pessoal.  Muitos, terminam cada vez mais se perdendo nos vícios, uma estrada que para muitos foi irreversível.

O público-alvo desse livro é unicamente pessoas valentes, capazes de – sem preconceito, conhecer por um ponto de vista diferente as trajetórias de muitos conterrâneos brasileiros. Baseado em fatos reais.

LIVRO III:

AMADO ENGENHEIRO BELTRÃO: Uma coletânea de histórias autobiográficas vividas pela autora na sua infância em sua cidade natal que tem por objetivo imortalizar personagens que fizeram parte de sua vida. 

O pùblico alvo é universal, trata-se de um livro destinado à antigos e novos leitores que amam a escrita da vida. Baseado em fatos reais.

A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor! 
N.E.T.S. - Termino essa entrevista com uma reflexão sobre o mais sublime dos sentimentos: O AMOR:

AMOR
O amor com tudo pode...
Ele é mais grande que a vida,
E muito maior que a morte,
Ele é eterno!



BIOGRAFIA:

NELSI EMILIA TORRES STOCKER nasceu em Engenheiro Beltrão – Paraná - BRASIL no ano 1960. Há mais de 14 anos mora e trabalha na Suíça.
Fundadora da RECHT-FAMILIEBERATUNG LATINOAMERIKANER, uma instituição de assessoria jurídica em prol dos emigrantes latino-americanos que chegam na Suíça para morar e trabalhar. Funcionando atualmente em suas instalações em Berna.
É advogada de formação e escritora (poeta) de coração. Graduou-se em direito na UNIVERSIDAD ARGENTINA J.F.KENNEDY DE BUENOS AIRES. Trabalhou vários anos com o Comércio Exterior (MERCOTRADE III no Rio de Janeiro e em Buenos Aires respectivamente).
Foi professora na PATAGÔNIA – ARGENTINA (Rio Gallegos - Província de Santa Cruz). Experiência essa que serviu de inspiração para seu livro TESOURO PRATEADO, juntamente com os ALPES Suíços.
Pessoa comprometida com os problemas ligados à imigração, com a qual se identifica.
Pertence a um GRUPO DE INVESTIGAO SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO em todas as suas matizes, principalmente focado nos Direitos HUMANOS dentro dos problemas sociais do povo Latino Americano a partir do Milênio.



ENTIDADES E PREMIAÇÕES: NACIONAIS E INTERNACIONAIS.

Membro da ALAF (Academia de Letras e Artes de Fortaleza).
Membro da ALAG (Academia de Letras e Letras ee Gôiania).
Membro da ALB (Academia de Letras do Brasil - Seção Minas Gerais - Cadeira 36. Primeira academia mundial da ORDEM DE PLATÃO (ALEA JACTA EST-SPENS MENS IN SEMINE).
Membro da A.C.I.MA. Associazione Culturale Internazionale Mandala - Itália, na qual participou da Antologia Bilíngue VOZES&VOCI (Projeto Literário Internacional 2012) e PENSIERI IN PAROLE (Antologias Bilíngues português – italiano). Em outubro de 2013 recebeu o Prêmio A.C.I.MA. 2013.
Participou da 4 Antologia Poética da ALAF com a poesia ALMA NUA, apresentada na Casa De Jorge Amado de Buenos Aires, recebendo Menção Honra pelo GRUPO MAGO DE OZ-LUSO BRASILEIRO.
Participou do SALONE INTERNAZIONALE DI TORINO - Itália 2013 - lançamento do seu livro TESOURO PRATEADO.
Apresentação do Livro TESOURO PRATEADO na Livraria Namastè de Tortona - Itàlia 2013.
Participou (Em Londres) do II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESCRITORES BRASILEIROS RESIDENTES NO EXTERIOR - FOCUS AWARDS 2013.
Participou de FRANKFURT BUCHMESSE 2013 com o livro TESOURO PRATEADO.
Recebeu Menção de Honra em Volpedo-Itàlia com a poesia JUVENTUDE Frenética (Sexo, Droga, Álcool).
Cidadã Honorária DA CIDADE DE ENGENHEIRO BELTRAO – PARANA.BR.
Foi homenageada dia 22 de novembro na Câmara de Vereadores da cidade que a viu nasceu.
Premiada em 2013 por MADALENAS ASSOCIATION BRESILIENNE  - BIEL - CH.





Contato pessoal: LAW-NELSIEMILIA@GMX.CH

ACIMA – Muito obrigada NELSI EMILIA TORRES STOCKER! É uma honra tê-la conosco!









RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. –  Uma saudade?  
NETS – Dos meus filhos e netos.
A.C.I.MA. –  Um sonho? 
NETS – Magistratura (Ser juiz).
A.C.I.MA. –  Um lugar? 
NETS – Minha cidade (Engenheiro Beltrão-PR - Brasil).
A.C.I.MA. –  Uma música?
NETS – Canto do Bem-Te-Vi!!!
A.C.I.MA. –  Uma tristeza?
NETS – Perda do meu pai.
A.C.I.MA. –  Um barulho?
NETS – Sino da Igreja.
A.C.I.MA. –  Um cheiro?
NETS – Do Jasmim do meu jardim...
A.C.I.MA. –  Doce ou salgado? 
NETS – Ambos, também agridoce, um pouco de cada.
A.C.I.MA. –  Destino ou casualidade?
NETS – Destino,todos nós temos um mapa trassado,uma mensagem para deixar nesse mundo.
A.C.I.MA. –  Quente ou frio?
NETS – Quente, como a paixão!
A.C.I.MA. –  Seu hobby?
NETS – Ler e Escrever.
A.C.I.MA. –  Comida preferida?
NETS – Arroz e Feijão.
A.C.I.MA. –  O que ama?
NETS – A vida!
A.C.I.MA. –  O que não ama?
NETS – A injustiça.
A.C.I.MA. –  Um livro?
NETS – "TESOURO PRATEADO” (Minha Obra).
A.C.I.MA. –  Um filme?
NETS – Minha vida.
A.C.I.MA. –  Uma homenagem?
NETS – A minha mãe: "Sra. Maria Iurchack Torres".
A.C.I.MA. –  Momento inesquecível?
NETS – Nascimento dos meus filhos.
A.C.I.MA. –  Três coisas fundamentarias para ser feliz?
NETS – A vida / O Amor / A Liberdade.





ACIMA – Muito obrigada NELSI EMILIA TORRES STOCKER! É uma honra tê-la conosco!



Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  
 
Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura. 




EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-escritora-nelsi-emilia.html




BRASIL

A.C.I.MA. entrevista o escritora LEONIA OLIVEIRA (BRASIL)
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE. (BRASIL)
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (BRASIL) http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-o-professor-e-escritor.html
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
 
 


E continua...
 





1 commento:

  1. Parabéns à ACIMA e Nelsi! Gostei da entrevista! Pude conhecer um pouco do trabalho de vocês! "Ponto & Vírgula" ( Revista e TV ) de braços abertos para divulgá-las também!!!
    Um forte abraço.
    Irene Coimbra

    RispondiElimina