lunedì 2 dicembre 2013

A.C.I.M.A. Entrevista o Professor e Escritor: FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick)




A “A.C.I.M.A.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, inciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior. 

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

Temos o prazer de entrevistar hoje o Professor e Escritor:

 FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).




A.C.I.MA. – Bem vindo a "VITRINE DO ARTISTA BRASILEIRO" Professor Francisco Evandro de Oliveira! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

F.E.O. (Farick) Sou natural de Fortaleza-Ceará (Nordeste do Brasil), moro atualmente na Baixada Fluminense, em Belford Roxo e trabalho como professor do Estado do Rio de Janeiro, lecionando Matemática, Marketing, Administração da Produção e Física.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo? 

F.E.O. (Farick) A bem da verdade, meus primeiros contatos deu-se ainda menino, porque gostava de ler pequenas revistas da época e me entusiasmava com as histórias em quadrinhos. Escrevo: - Poesias, contos, romance, histórias infantis. Minhas inspirações são frutos de observações do dia a dia, de fatos que ocorrem, de ver a natureza, ou quando alguém me conta algo que me inspira e transformo em conto ou poesia.

A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

F.E.O. (Farick)  A primeira pessoa que viu talento em meus trabalhos Literários foi um amigo chamado Vivente Freire que trabalhava no Centro de Cultura de Belford Roxo.

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

F.E.O. (Farick) Essa é uma pergunta difícil para ser respondida, porque o artista, seja em que arte  trabalhe, sua valorização é função dos seus fãs ou seguidores, então ocorre que o artista de um modo geral pode realizar um trabalho excelente, pode ser conhecido no mundo literário (Academias e Clubes de Escritores), todavia, por vários motivos não consegue ser visto pela população, suponho que este fato também ocorra no exterior e pessoalmente penso que a realização de feiras literárias em cidades seria um fator que amainasse essa situação. 





A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?


F.E.O. (Farick) O maior obstáculo é o desinteresse da população em ler e as grandes editoras que somente publicam os  escritores que jà fazem sucesso, também o preço para editar em pequenas editoras.

A.C.I.MA. – Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário?

F.E.O. (Farick) Nunca desista de seu sonho e tenha muita coragem e determinação, porque um dia sempre a barreira é quebrada.




A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

F.E.O. (Farick) Não sou economista, mas o atual momento é fruto de uma política econômica estável, porque o governo conseguiu eliminar o tigre chamado inflação e isso já vem desde os quatro últimos governos.
Tenho ainda 15 obras prontas esperando publicação, meu objetivo é capitalizar verba a fim de que possa vir a publicar. Não ganho nenhum capital com vendas de livros, normalmente eu oferto aos meus amigos mais chegados, professores e alunos. Não sou bom vendedor, principalmente porque não tenho tempo disponível para ficar saindo para efetuar vendas, e às vezes, as feiras literárias coincidem com semana de provas e não posso estar presente.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar seus textos, suas obras no exterior? 

F.E.O. (Farick) Minhas obras mais famosas são: O galo de Bombaim, Destinos que se tocam, Conversa de Botequim e Amores em desencontros. 

Publiquei no exterior (em língua francesa) AMORES EM DESENCONTRO, sua publicação se deu no Salão do Livro em Paris. É um romance que narra a história de uma pessoa que é apaixonada e faz de tudo por outra, no entanto, só é visto por ela quando já está no final da vida, a história se desenvolve em torno da descendência da personagem protagonista, e apresenta um final surpreendente.




O GALO DE BOMBAIM é um conto infanto juvenil acessível à qualquer idade, o diferencial desta obra são as gravuras que são realmente belíssimas, há um glossário ao final de cada conto e também no final do livro há um questionário sobre os contos.
 







CONVERSA DE BOTEQUIM  
Conta histórias que acontecem no dia a dia. 










DESTINOS QUE SE TOCAM é um romance (ficção) que relata a história de uma descendente italiana, muito inteligente e fogosa.



OBRAS PUBLICADAS

1 - Livro Momentos Poéticos (Poesias)
2 - Livro Reflexões do Amanhã (Poesias)
3 - Livro A Voz do Coração (Contos e Poesias)  
4 - Livro Costumeira Caminhada (Contos e Poesias)  
5 - Contemporaneidade (Contos e Poesias)
6 - Livro Mãe Ana - A Filha de Xangô (Biografia)
7 - Livro Convivências
8 - Livro O Galo de Bombaim (Contos Infanto-Juvenil)
9 - Livro Conversas de Botequim (Contos) 
10 - Livro Pérolas Nascentes (Contos e Crônicas Infantis) 
11 - Livro Destinos que se Tocam (Romance Ficção)
12- Livro O Canto da Mãe da Lua (Contos Infanto-Juvenil) 
13 - Livro A Valsa dos Versos (Poesias)                                                                                             
14 - Livro Amores Decalèe (Romance Ficção) 
15 - Livro Reflexões da Juventude (Crônicas)

LIVROS A PUBLICAR

1 - Fragmentos Existenciais - Romance
2 - A Barbi Gestora - O Professor e a Judia Errante - Romance
3 - A Mãe da Lua e Seus Amigos - Contos Infanto-Juvenil
4 - O Rei Davi - Canções e Contos Religiosos
5 - Histórias dos Meus Livros
6 - Contos ao Amanhecer - Poesias
7 - Contos ao Anoitecer - Poesias
8 - O Salão de Festas e Outros Contos
9 - Poesias Para Serem Musicadas
10 - Amores em Desencontros – Romance Ficção
11 - Contos
12 - Contos de Viagem
13 - Contos Para Não Serem Lidos - Contos Eróticos
14 - Contos do Dia a Dia
15 - Doce Olhar Sobre Poesias - Poesias
16 - Encantos do Meu Amanhã - Poesias
17 - Estrada das Minhas Poesias - Poesias
18 - Pesquisa Educacional



BREVE BIOGRAFIA

Francisco Evandro de Oliveira nasceu em Fortaleza, no dia 04 de junho de 1947. Mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro onde se radicou na Baixada Fluminense. Hoje é um professor, escritor e poeta brasileiro com diversas premiações no Brasil e no Exterior. Também é conhecido como "Farick", seu pseudônimo literário. 
Terminou os seus primeiros estudos no Colégio Iguaçuano, em Nova Iguaçu, onde foi muito influenciado por seus amigos inseparáveis da época. Formou-se em Matemática e Física com Especializações em Planejamento Educacional e Medidas de Aceleração de Aprendizagem. Concluiu duas Pós-Graduações: uma em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro e outra em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (RJ). Desde 2009, leciona no Colégio Estadual José Leite Lopes - Núcleo Avançado em Educação, o NAVE, Tijuca, Zona Norte da cidade.
Passou grande temporada no Nordeste Brasileiro, depois foi à Brasília, a qual conviveu por cerca de oito anos. Foi lá que nasceu a sua vontade de escrever dando inìcio aos seus escritos poéticos e em seguida a seus romances. Sua obra é composta por fotografias de sua convivência com muito dos seus amigos.
Lecionou em alguns colégios e depois voltou ao Rio de Janeiro onde se encontra até o presente momento. Considera-se sempre um professor e gosta de assim ser chamado.
Em sua trajetória coleciona registros de participação em várias antologias nacionais e internacionais. A despeito de já ter conquistado vários e vários prêmios com seus livros e suas poesias, inclusive a nível internacional, Farick em sua modéstia ainda não se considera nem poeta, nem escritor e sim um grande aprendiz nessas matrizes literárias.






PREMIAÇÕES


2001

– Obteve a 5ª colocação no Concurso Internacional Literário de Primavera, com a poesia “A Cesta de Lixo” - São Paulo - 2001
– Obteve a 9ª colocação no Concurso Internacional 500 anos de poesia e prosa São Paulo - 2001, com a poesia "Saudades".
– Recebeu o Diploma de “Destaque Literário 2001” no Concurso de Poesias da Cidade de Caxias do Sul. “Coletânea Nacional Brasil Literário”.

2002

– Finalista do Concurso de Livros de Poesias da Academia Internazionale II Convívio, Castiglione di Sicília - Itália, ano 2002, com o livro “Momentos Poéticos”.
– Recebeu o Diploma de Membro Acadêmico da Academia Internacional II Convívio - na Itália.
– Foi agraciado com o Diploma Prêmio Edição, concedido pela Editora Phoenix, em São Paulo, por sua participação no III Concurso Grandes Nomes da Literatura Brasileira, com o conto “O Homem Racional”. O evento foi realizado no mês de julho, em Itaquera-SP.
– Em Outubro, foi classificado entre os vinte melhores poetas no IV Concurso Nacional Literário do Clube dos Escritores Piracicaba-SP.
– Recebeu o diploma Eno Theodoro Wenk, outorgado pela Sociedade de Cultura Latina do Brasil e Casa do Poeta Brasileiro, em Goiânia-GO. O qual foi ofertado ao seu livro, “Momentos Poéticos”.

2003

– Recebeu em Dezembro, o Prêmio Far Urbano Della Motta, da Academia Internazionale II Convivio por ter obtido a 1ª colocação com a poesia “Nem no Natal”.
– Participou da XI Bienal Internacional do Livro, ocorrida no Rio de janeiro em Maio, no estande do Sindicato dos Escritores e Poetas do Rio de Janeiro.

– Obteve a 3ª colocação no V Concurso Nacional de Poesias, Crônicas e Contos do Clube dos Escritores Piracicaba com a Poesia - “As Flechas”, realizado no mês de Julho.
– Neste ano, se tornou membro titular do Conselho Acadêmico e do Colegiado Acadêmico do Clube dos Escritores Piracicaba. 

– Recebeu a 4ª Colocação no 3º Concurso Internacional de Prosa, Poesias e Contos da Editora Òmnira, ocorrido em Salvador-BA, em Agosto.
– Recebeu em 2003 o Título de Personalidade Literária do Ano da Cidade de Belford Roxo - RJ, outorgado pelo Presidente da Sociedade Latina da Casa do Poeta Brasileiro - Núcleo Estado de Goiás.
– Em Novembro, obteve Menção Honrosa atribuída a sua Crônica, “O Salão de Festa”, no 3º Prêmio Artez de Poesia realizado em São Paulo.

2004

– Recebeu em Agosto, o Diploma de Honra ao Mérito no Concurso Internacional de Poesias, Crônicas e Prosa da Academia Internazionale II Convívio com a crônica “A Festa no Céu”.
– Em Julho, recebeu o Diploma de 1º colocado no Concurso de Poesias e Contos da Sociedade de Cultura Latina e Casa do Poeta Brasileiro-Núcleo do Estado de Goiás, com a poesia “Mulher aos Quarenta”.
– No mês de fevereiro, a poesia “As Flechas” foi selecionada pela Accademia Internazionale II Convívio, na Itália, para compor o quadro da sua Antologia Poética.

2005

– Participou do 6º Encontro Internacional Literário e proferiu palestra sobre a importância da leitura no cotidiano, encontro realizado pela Editora Abrace em Abril, na cidade de Montevidéu, no Uruguai.
– Em Dezembro, obteve a 3ª colocação no Concorsi Poesia di Natali, realizado pela Accademia Internazionali II Convivio - Castiglione di Sicília, na Italia.
– Recebeu Menção Honrosa com a poesia “Faça uma Canção”, no Prêmio Publio Virgilio Marone realizado pela Accademia Internazionale II Convívio-Itália, realizado no mês de Dezembro.

– Neste ano, se tornou membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras.

2006

– Em Julho, foi Destaque na Revista Trimestrale di La Cultura, de 2006 publicada pela Accademia Internazionale II Convívio, no qual é enfocado o seu Livro Costumeira Caminhada - Contos e Poesias, lançado em 2005.
– Recebeu o Título Honorífico Prefeito Jorge Júlio Costa dos Santos (Joca), o qual foi outorgado pelo Plenário da Câmara Municipal da Cidade de Belford Roxo-RJ em sessão solene no dia 29 de junho de 2006, conferindo o Título de Reconhecimento e Gratidão.
– Recebeu em dezembro, Menção Honrosa pelo Congresso da Sociedade de Cultura Latina no Concurso Internacional de Prosa e Poesias por sua Prosa “Diálogo entre Literatos”.

2007

– Recebeu em Outubro, o Prêmio Especial do Concurso di Poesia, Prosa e Arti Figurativi da Accademia Internazionalli II Convívio – Castiglioni di Sicília-Italia o qual foi ofertado ao seu Livro O Galo de Bombaim, na categoria de Melhor Livro de Contos Estrangeiros.

2008

– Recebeu em Setembro, o Diploma di Mérito no 24º Grande Prêmio Internazionale di Poesia “ Simone Lorici”  da cidade de Verona, na Itália.

– Recebeu em Setembro, pela Academia Literária Ítalo-Australiana, o Diploma de Honra ao Mérito por sua participação no Concurso Literário de Prosa e Poesias.

– É membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) e também da Academia Matiense de Letras. 

2010

– Julho – Foi agraciado com o Colar do Mérito Literário do Clube dos Escritores de Piracicaba-SP.
– Julho – Recebeu o Colar do Mérito Literário da Cidade de Piracicaba (SP), uma homenagem do Clube dos Escritores de Piracicaba pelo conjunto de sua obra literária e por suas realizações pela cultura do país.
– Setembro – Recebeu o Prêmio de Prosa, Poesia, Teatro e Arte Figurativa, pelo Livro “Destino Que Se Tocam", em Concurso realizado pela Accademia Internazionalli II Convívio, na Itália. 

2011

– No estande da All Printe Editora, participou da Bienal Internacional do Livro ocorrida na Cidade do Rio de Janeiro.
2012

– No dia 26 de Janeiro recebeu Diploma, Medalha e tomou posse a uma Cadeira na Academia de Letras e Artes de Fortaleza, no Ceará.
– Recebeu em 17 de Março, a Medalha D’Argeant ofertada pela Academie Du Mérite et Dévolumente de Paris, na França.
– Recebeu (Junho) Menção Honrosa pelo conto "Festa no Cèu" - (Concorso Internazionale Vozes & Voci - A.C.I.MA).
Recebeu em  30 de Outubro, o Diploma e Medalha ofertada pela  Divine Academie Française des Arts Lettres  et Cculture sendo elevado a Membro D’Honneur
– Recebeu em 15 Maio, a Medalha do Mérito Cultural “Austragésimo de Athaíde”, a qual lhe foi ofertada pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã (RJ), por sua contribuição a cultura nacional.
– Recebeu em Itabira-MG, em 4 de Agosto, o Troféu Carlos Drummond de Andrade, por ter seu destaque no cenário literário nacional.
– Recebeu em Guapimirim (RJ), em 13 de Agosto, do Fórum Cultural da Prêmio Baixada Fluminense, o Prêmio Baixada, o qual lhe foi ofertado por sua contribuição às Artes e a Cultura da Baixada Fluminense e por ser destaque literário do ano.

2013

– Recebeu em 30 de Março, o Prêmio da Editora Mágico de Oz, em Portugal, por ter sido considerado um dos 20 Melhores Poetas Luso Brasileiro de 2012.
– Recebeu em 6 de Abril, em Itabira-MG, o Prêmio Personalidade Notável, por ter sido destaque literário Nacional no ano anterior.
– Recebeu em 15 de Maio, na Cidade de Foz de Iguaçu, o Prêmio Literarte o qual foi ofertado aos escritores que mais se destacaram em 2012
– Assumiu em 24 de Maio, uma Cadeira na Academia de Letras da Cidade de Búzios, no Rio de Janeiro.
– Assumiu em 6 de Junho, uma Cadeira na Academia de Letras e Artes da Cidade de Vitória, no Espírito Santo.

– Condecorado membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas, membro da ALAF em janeiro de 2013. – Recebeu o PREMIO A.C.I.MA. 2013 -  Associazione Culturale Internazione Mandala - Itàlia.

 

Rapidinhas:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
Farick – Tenho muita saudades do tempo de caserna ao longo dos meus trinta anos.
A.C.I.MA. – Um sonho?
Farick – Ser reconhecido como escritor no Brasil e publicar um livro que chame atenção da mídia.
A.C.I.MA. – Um lugar?
Farick – Rancho Novo (Nova -Iguaçu - RJ) me traz grandes recordações de minha infância.
A.C.I.MA. – Uma música?
Farick – Como nossos pais de Elis Regina
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
Farick – A perda de meu filho mais velho... assassinado.
A.C.I.MA. – Um barulho?
Farick – O som das águas de uma cachoeira sempre me fez feliz ao ouvi-lo.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
Farick – Perfume de jasmim.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
Farick – Cocada/Bacalhau frito
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
Farick – Os Astros conspiram para que lhe ocorra o que foi destinado.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
Farick – Quente, o calor sempre transforma as coisas e é pelo fogo que se transforma a matéria.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
Farick – Ouvir música
A.C.I.MA. – Comida preferida?
Farick – Bacalhau, seja de qualquer jeito
A.C.I.MA. – O que ama?
Farick –A natureza, o campo florido e um bosque repleto de pássaros.
A.C.I.MA. – O que não ama?
Farick –A falsidade e miséria do povo sofrido em qualquer lugar.
A.C.I.MA. – Um livro?
Farick – O profeta (de Khalil Gibran).
A.C.I.MA. – Um filme?
Farick – Desirée (o amor de Napoleão)
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
Farick –A minha mãe que me criou 9 filhos passando por todas as espécies de privações.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
Farick – Minha formatura do curso de Matemática - (inesquecível recordar o orgulho de meus pais ao me levantar para receber o diploma).
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
Farick – 1ª – Fazer sempre o bem. 
2ª –Saber conviver em harmonia com a natureza que o perreia.
3ª – Saber amar.






Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  
 
Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura. 
EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Roseni Kurànyi (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)
entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Ligia Braz (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)

BRASIL

A.C.I.MA. entrevista o escritora LEONIA OLIVEIRA (BRASIL)

A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE. (BRASIL)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor:  FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (BRASIL) http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-o-professor-e-escritor.html


E continua...

 






 

Nessun commento:

Posta un commento