martedì 12 agosto 2014

A.C.I.MA. entrevista a Escritora e Artista Plástica JAMILE DO CARMO


A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.


A.C.I.MA. entrevista a Escritora e Artista Plástica JAMILE DO CARMO

"Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"


A.C.I.MA. – Bem vinda Jamile do Carmo! É uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente?
J. C. – Eu nasci no interior da Bahia, no Recôncavo, na cidade de Cruz das Almas. Desde 2003 vivo em Nurembergue, na Alemanha.
A.C.I.MA. – Como foi sua adaptação e quais as maiores dificuldades que encontrou no exterior? Maiores alegrias? Contou com o apoio de alguma organização que auxilia os imigrantes brasileiros?
J. C. – Bem, é claro que as dificuldades são muitas. Quando vim à Alemanha, eu não sabia falar alemão, falar inglês me ajudou bastante, mas obviamente tinha que aprender a língua alemã, que não é nada fácil. Outra grande dificuldade foi ter me deparado com o estereótipo extremamente sexista que se tem da mulher brasileira aqui, horrível! A Kofiza, uma instituição de apoio à estrangeira, ajudou-me bastante no sentido de fazer contatos, trocar experiências e conhecer as leis do país. Depois, acabei participando de vários projetos com ela, também no exterior.
A.C.I.MA.  – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias?
J. C. – Ah, foi muito cedo, desde a infância. Adorava escrever e desenhar, minhas grandes paixões sempre foram a arte e a literatura. Escrevo sobre muitos temas, adoro os regionais e os existencialistas. Costumo usar a arte também como um método de “escrita”, as ilustrações dos meus textos têm sempre algo a dizer. Quanto às inspirações, creio que elas vêm do dia a dia mesmo, observando as pessoas, seus dramas, seus sonhos bem como a natureza ao redor. Vale dizer que acredito muito mais em “transpiração” do que em inspiração, pois é preciso alimentar sempre nosso repertório.
A.C.I.MA.  – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso e nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
J. C. – Eu escrevi muitos artigos, principalmente na época em que fiz minha especialização (Metodologias do Ensino) e depois meu mestrado (Artes Visuais), geralmente temas ligados à arte, cultura e educação. Livros publicados tenho até o momento dois: Giramundo e A Turma da Rua Brasil (quadrinhos). Meu grande drama foi quando tive que decidir se estudaria letras ou artes. Acabei optando pela segunda, mas elas estão integradas, nunca abandonei o amor à escrita. Fora os textos acadêmicos, escrevia muitos contos, adoro a prosa e uma marca fundamental em meu trabalho é utilizar o humor e o lúdico para tratar de temas que considero importantes, como direitos humanos e questões sociais. Sem utopias, acredito ainda no papel político-social e transformador da arte.


                                                    By Jamile do Carmo -  www.jarte.de
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
 J. C. – Minha primeira e grande incentivadora foi minha querida professora Sílvia Bloisi. Tenho muito a agradecê-la. Quanto a outras linguagens de meu interesse, como já citei, é a arte visual. Tanto a escrita é uma arte quanto a arte é uma escrita. Gosto muito de fazer performances também, de músicas e textos.

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?
J. C. – Divulgá-los nas escolas, universidades, museus, etc; através de seminários, workshops ou apresentações abertas, por exemplo. Sem dúvida, o apoio de nosso Ministério de Educação e Cultura seria fundamental, é preciso incentivar mais a leitura no Brasil, bem como os autores.
A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
J. C. – Divulgo meu trabalho nas universidades onde trabalho, centros culturais regionais, além de em minha homepage. Mas as dificuldades são muitas, as livrarias têm grande resistência a pegar publicações que não são do seu “círculo editorial”, há também as questões de custos e possibilidades de divulgação.
A.C.I.MA. –  Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário?
J. C. – Persistência e muita leitura.
A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literàrio no momento?
J. C. – Olha, acredito que o Brasil ainda possa chegar ao topo, mas falta investir MUITO mais em educação! Sobre este momento “economicamente feliz”, é preciso entender que, como bem disse nosso querido escritor Luís Rufatto, “criar consumidores não é formar cidadãos”. Chegamos num ponto no qual nosso rumo, infelizmente, não se decide mais nas urnas, pois o grande entrave é a mentalidade. É neste sentido que acho nosso papel importante, pois com a cultura podemos mudar a forma do pensar. O pensar crítico-analítico é meu grande objetivo literário no momento.




A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.
J. C. – Como disse, tenho dois livros publicados: “Giramundo”, a hitória e aventuras do menino capoeira que gira ao invés de andar e assim aprendeu a ver o mundo de várias maneiras, e “A Turma da Rua Brasil”, uma história em quadrinhos (preto e branco) que narra o dia a dia de uma rua muito excêntrica. Com uma linguagem simples e bem humorada que toca em temas chaves, ambos são indicados para pessoas de 9 a 99 anos.
A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
J. C. – Criar é a possibilidade de empreender novos mundos.

Rapidinhas:
A.C.I.MA. – Uma saudade?  
J. C. – Laura, minha mãe.
A.C.I.MA. – Um sonho?  
J. C. – Viver num mundo mais justo
A.C.I.MA. – Um lugar?  
J. C. – Chapada Diamantina.
A.C.I.MA. – Uma música?  
J. C. – Sonho de Ícaro.
A.C.I.MA. – Uma tristeza? 
J. C. – O sistema capitalista atual.
A.C.I.MA. – Um barulho?
J. C. –  O mar.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
J. C. –  Jasmim.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
J. C. –  Salgado
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
J. C. – Casualidade.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
J. C. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
J. C. – Caminhar.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
J. C. – Moqueca de camarão.
A.C.I.MA. – O que ama? 
J. C. – Arte.
A.C.I.MA. – O que não ama?  
J. C. – Exploração e desrespeito.
A.C.I.MA. – Um livro?   
J. C. – A metamorfose.
A.C.I.MA. – Um filme?  
J. C. – Sonhos (de Akira Kurosawa).
A.C.I.MA. – Uma homenagem?  
J. C. – Nise da Silveira
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?  
J. C. – Despedida do Brasil.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?  
J. C. – Leveza, simplicidade e coragem.
 A.C.I.MA. – Muito Obrigada Jamile do Carmo. Sucesso e muita luz... Sempre!




Contato pessoal: jcarmo@gmx.de
Site ou blog: www.jarte.de
Contato com sua agente literária: meinbestseller.de (Sr. PierreVroomen)






Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  associazionemandala@hotmail.com

Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura.


EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html
A.C.I.MA. entrevista Roseni Kurànyi (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)
entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Ligia Braz (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)


BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-escritora-sandra.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-o-escritor-rogerio.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA


A.C.I.MA. entrevista a Escritora JOSE HILTON ROSA




E CONTINUA...


Nessun commento:

Posta un commento