martedì 19 agosto 2014

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MARIANA BRASIL


A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.


O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.





 A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MARIANA BRASIL 
Vitrine do Artista Brasileiro” 

A.C.I.MA. – Bem vinda Mariana Brasil! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente?

M. B. – Nasci no Paraná. Sou ítalo brasileira, descendente de vênetos. Meu nome de batismo é “Sonia”. Há 24 anos migrei para o velho continente. Vivi um período (marcante) de minha vida na Suíça, porém, há quase duas décadas fixei residência na Itália, (na Região Piemonte). Escrever é minha grande paixão, meu trabalho e missão! Hoje, graças a Deus, é essa a principal atividade à qual me dedico. Gosto também de pintar, fazer esculturas e bijuterias. Compreendi que atividades manuais como essas mencionadas são necessárias para que eu consiga me destacar do trabalho de concentração que faço a maior parte do meu tempo. Pintando, esculpindo ou criando joias, consigo desacelerar mentalmente.

A.C.I.MA. – Como foi sua adaptação e quais as maiores dificuldades que encontrou no exterior? Maiores alegrias? Contou com o apoio de alguma organização que auxilia os imigrantes brasileiros?
M. B. – Vim para a Itália para ficar 3 meses, com objetivos bastante definidos na época, mas a vida, com os surpreendentes fios da trama do destino, havia outros planos para mim, acabei ficando... Inicialmente foi muito difícil a adaptação, o não domínio do idioma, somado ao ambiente hostil em que me encontrei... Esses, entre outros, foram os maiores obstáculos “práticos” dos primeiros tempos. E a escrita foi minha maior aliada, conseguia transportar as emoções vivenciadas nas folhas brancas do meu diário, transcrevendo nele as minhas “dores e delícias” de ser mulher. Dessa maneiraa, exorcizava meus fantasmas, (...), foi quando escrevi meu primeiro diário na Europa, onde narrei minhas experiências (e as de minhas amigas daquele ponto da vida). Esse diário, intitulado “O Manuscrito de Sonia”, com o subtítulo “Entre as Fronteiras” - registrado na Biblioteca Nacional de São Paulo no ano de 1997, posteriormente serviu de base e inspiração para Paulo Coelho em seu best seller 11 minutos”. Acontecimento esse que, a meu ver, marcou positivamente minha carreira literária.
As maiores alegrias que experimentei foram derivadas do “Amor”, (em suas várias formas e expressões).  De todas as certezas que tenho, a maior delas, é que amei profundamente e fui amada intensamente. Não contei com nenhum apoio de instituições ou entidades similares, confesso que não as procurei, contei apenas com meu corpo, minha consciência e determinação. Sobretudo, eu contei com a “sorte” e os “anjos” e o Pai maior, e Ele, nosso Deus Pai, nunca me abandonou!



A.C.I.MA.  – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias?
M. B. –  Meu primeiro contato foi na infância, assim que compreendi que os livros podiam me transportar para outros universos, jamais parei de ler. Aos 10 anos de idade, através da escola que frequentava, participei e ganhei o 1° lugar num concurso de redação do estado do Paraná. Nunca mais parei de escrever! Amo ler! Amo escrever! Frequentei diversos cursos de Literatura e escrita criativa na Itália. Sou biografa de profissão. Escrevo sobre vários temas, além das obras assinadas com o pseudônimo: "Mariana Brasil", escrevi uma coleção de livros infantis, ainda não publicados. Indiferentemente do gênero, preferencialmente, a minha escrita é  baseada em fatos reais. A vida é a minha maior fonte de inspiração.

A.C.I.MA.  – Poderia nos falar sobre suas obras, seu percurso e nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
M. B. – Quanto ao meu processo criativo, como frequentei também diversos cursos na Itália de:sceneggiatura / Roteiro, entre eles a escola "Magnólia de Milão", gosto muito de escrever por imagens, dando particular atenção aos cenários e à criação dos personagens, utilizo frequentemente flashbacks na estrutura das minhas obras, sempre costurando os pontos cruciais com o fio condutor da narrativa, é ali onde instauro com o leitor uma relação cúmplice. Gosto de contar histórias! Algumas alegres, outras cômicas, melancólicas, tristes ou não, porém sempre "palpáveis", próprio como é a vida.

Falar sobre minhas obras é uma tarefa que requer um pouco de tempo, sendo que a minha obra e a minha vida estão literalmente entrelaçadas. O meu nome de batismo é Sonia, e como mencionei anteriormente, registrei meu primeiro livro: (O Manuscrito de Sonia) com o pseudônimo de Mariana Brasil. Escolhi o nome Mariana porque gosto muito, um nome usado por muitas das mulheres que interpretei, e Brasil, porque "orgulhosamente sou uma filha do Brasil".



Apresentar meu diário a Paulo Coelho foi uma ideia maluca que me ocorreu ao ler uma matéria numa revista italiana que mencionava a participação do famoso autor brasileiro no Festival de Literatura de Mântua. E assim o fiz. Eu havia lido todos os seus livros publicados até então, era um dos poucos escritores brasileiros publicados na Itália na época, era o ano de 1999. Sem pensar muito segui meu instinto e fui até Mântua, fiz um cartaz escrito em português a seguinte frase: Realize meu Sonho, fale comigo um minuto”. De fato, ele falou comigo praticamente o tempo sugerido no cartaz, nesse breve tempo lhe contei que havia escrito um livro e pedi que ele me desse sua opinião, ele perguntou sobre o  tema que tratava meu livro, (…) depois de uma breve pausa, explicando que estava muito ocupado com os jornalistas etc, pediu que deixasse o manuscrito na portaria de seu hotel. Assim o fiz. Alguns meses depois recebi um telefonema seu... O restante dessa história pode ser lida no livro:  “Borboletas de Aço”, de minha autoria.
Sobre minhas obras publicadas: Escrevi vários livros, alguns assino a autoria, outros, por acordos contratuais previamente estabelecidos entre as partes, não levam meu nome, pois como biografaa, muitas vezes fui contratada para escrever biografias ou autobiografias romanceadas de outras pessoas, famosas e não.

Das obras que assino como Mariana Brasil, a mais polêmica, e a que mais vendeu, foi "O Manuscrito de Sonia", alcançando mais de 120 mil exemplares até hoje. Em novembro de 2014 sairá no Brasil uma reedição desta obra pela SAHAR, editora e distribuidora, sediada no Paraná. E para a ocasião estarei 2 meses no Brasil trabalhando na promoção da mesma e empenhada com as apresentações em várias cidades e estados do Brasil.

Outra atividade que desempenho são os cursos, palestras motivacionais, workshops e oficinas de escrita criativa que realizo periodicamente no Brasil e na Europa, tanto para grupos, como individuais, prestando consultoria na realização de obras literárias, sejam essas biográficas, ou não. (inclusive consultoria online). Contato: associazionemandala@hotmail.com

Não poderia deixar de falar um pouco mais de "Borboletas de Aço", que, apesar de ser a continuação de "O Manuscrito de Sonia" pode ser lido individualmente, uma obra que considero a minha pérola, onde narro os momentos mais significativos de meu percurso humano e literário, onde resgato a história de meus antepassados e compartilho situações determinantes e curiosas de meu sucesso literário internacional.
O que dizer de "Borboletas de Aço"?
Como sabemos, todo processo de transformação interior conduz às profundezas do nosso ser, essa viagem de autoconhecimento permite o reconhecimento de nosso lado invisível e sobretudo, nos aproxima da compreensão das nossas limitações. Foi explorando nas areias movediças do meu passado, e refazendo com passos delicados meu percurso que individualizei origens, reconheci momentos únicos e encontros mágicos. Resgatando a memória das almas dos meus antepassados pude compor uma história: a minha. Neste mergulho profundo que impulsiona meu voo livre em “Borboletas de Aço”, desfaço-me de tabus enraizados nas profundezas do meu ser feminino, dou asas à menina batizada com o nome de Sonia e compreendo meu “alter ego”, Mariana. Passeando pelas primaveras que foram necessárias para transformar-me numa borboleta destemida... (...)
Em outras palavras: Creio que o Amor é o maior milagre da criação, e não me refiro ao amor homem/mulher, mas ao amor próprio, o único capaz de nos resgatar.



A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
M. B. – Primeiramente creio que fui eu mesma, depois contei com o incentivo de alguns amigos (as) e familiares. Não posso negar que o fato de ter inspirado uma das obras contemporâneas mais vendidas no mundo, me refiro aos “11 minutos” de Paulo Coelho, também foi importante em todo o processo, mas a certeza de estar no caminho certo veio mesmo posteriormente, com os altos investimentos dos editores internacionais que publicaram meu primeiro livro, (O Manuscrito de Sonia), falo de colossos editoriais como a Editora Planeta (Espanha) e Droemer Knauer (Alemanha), entre outros, que apostaram em consideráveis tiragens iniciais (de 20 a 25 mil exemplares). Fui publicada em diversos países: entre eles: Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda etc...


Inauguração do 1° Acervo dedicado à produção literária brasileira no Exterior

Como iniciativa cultural dedicada à literatura brasileira è importante mencionar aqui o PROJETO ENTRE-LUGARES DA LITERATURA DA DIÁSPORA BRASILEIRA, belíssimo trabalho de mapeamento de escritores brasileiros residentes no Exterior e catalogação de suas respectivas produções literárias que a Professora Else R. P. Vieira vem realizando com o apoio da Queen Mary University of London, CAPES,  A.C.I.MA. e a UFJF Universidade de Juiz de Fora. Tive a honra de ter minha obra: O Manuscrito de Sonia - como tema de estudos literários pelo Professor Dr. Alexandre Garcia Faria (UFJF). Veja link: http://pelomundobrasil.blogspot.com.br/p/autores-brasileiros-pelo-mundo.htmlEntre outros, estudos acadêmicos no Brasil. 
E, na Itália, Università degli Studi di Genova - Facoltà di Lingue e Letterature Straniere por Anna Melitti.
Atualmente trabalho com a A.C.I.MA., (Associação Cultural Internacional) sediada na Itália, e me ocupo da promoção, valorização e difusão da literatura brasileira na Itália.  Anualmente, no mês de maio, participamos (com estande próprio) do Salão Internacional do Livro de Turim, a maior vitrine literária italiana, onde apresentamos para o público italiano e internacional, obras e escritores brasileiros em nosso estande. Em Maio de 2014 contamos com a participação de 45 autores inscritos, dos quais 30 autores presentes no evento, (e mais de 100 títulos no catálogo A.C.I.MA. Durante o evento participamos também no IBF - espaço destinado à encontros entre editores e agentes literários internacionais. Edizioni Mandala (é o selo editorial que representamos), nos últimos 2 anos publicamos 19 títulos de autores brasileiros na Itália.



Outra vertente do meu trabalho que "AMO" é a parte turística cultural, com a organização das agendas turísticas culturais paralelas aos eventos literários da A.C.I.MA., onde organizamos turnês e eventos em localidades ricas de história e tradição italiana, particularmente gosto de propor eventos especiais e únicos no gênero, nos quais o turista (seja ele escritor, artista, ou não) possa ter acesso aos tesouros escondidos de uma Itália VERA, por quem a conhece de dentro, porque também é casa sua (ou seja: minha)... Uma Itália que os turistas não estão acostumados a ter acesso, com passeios inusitados e visitas enogastronomicas de rara genuinidade. Um exemplo dessa proposta foi o Weekend cultural a Volpedo – AL. Realizado em outubro de 2013. No berço natal de Pellizza, o famoso pintor da obra "O quarto Estado", tela enorme de aproximativamente: (5 mt por 3,00 mt) atualmente exposta no Museu del 900 de Milão. Esse evento foi maravilhoso e contou com a participação de uma comitiva de 36 brasileiros, entre escritores, artistas e amantes da bella vita. Em março de 2015 acontecerá a Veneza mais um evento sob nossa organização & também o  lançamento oficial da 3° antologia bilíngue “Português & Italiano” da A.C.I.MA. intitulada:  NAVEGANTES - (3 dias de arte, cultura, passeios e história... 25/26/27 Março de 2015). Aberto a escritores e amantes da bella Itália.

E, em Maio de 2015, (de 14 à 18) estarei com a A.C.I.MA no XXVIII Salão Internacional do Livro de Turim com uma seleção fantástica de escritores apresentando "pèrolas" da literatura contemporânea brasileira, e lusòfona em geral, num evento "imperdível". 

Nota: Na semana que antecede o Salão de Turim 2015 é previsto uma turnê turística & Cultural “imperdível”.

Assista no linl abaixo o Vídeo coletivo realizado no Salone Torino 2014




A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?
M. B. – Iniciativas culturais que criem espaços e situações para dar visibilidade aos novos talentos. Campanhas de incentivo à leitura, principalmente pela televisão, instrumento que a maioria dos brasileiros tem acesso, e apesar de achar, em certos casos, que se trate de um instrumento perigoso de manipulação social, penso que poderia ser mais usado para a nobre causa da cultura... Estou certa de que: A informação é a melhor arma que um indivíduo possa possuir.  


Frankfurt Buchemesse 2013 

A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
M. B. – Distribuição e visibilidade! Na minha opinião, sem dúvida, são esses os maiores obstáculos que um escritor enfrenta para mostrar sua produção literária, esses dois fatores, somados à politica do mercado literário brasileiro que dá preferência à compra de direitos de publicação de obras literárias estrangeiras, (porque essas já são best seller no exterior, e consequentemente significam lucros garantidos para as editoras), ou seja, esse comportamento dificulta e diminui ainda mais as chances dos escritores brasileiros de realmente ingressarem no mercado. Para comprar meus livros escreva para associazionemandala@hotmail.com - (a partir de novembro pela SAHAR - Editora e Distribuidora Ltda.)
A.C.I.MA. – Que conselho daria à quem está dando os primeiros passos no universo literário?

M. B. – Humildade! Prepare-se! Aprenda a aprender! Leia tudo o que puder! Frequente cursos, oficinas, debates etc..., acompanhe o mercado literário, atualmente com a facilidade que a internet nos permite ter, o acesso é bem menos complicado. E, sempre que possível, frequente ambientes ligados ao universo literário. Nas oficinas de escrita criativa e autobiográficas que realizo, afirmo frequentemente que o exercício da escrita, em primeiro lugar faz bem a quem escreve, (sou a prova viva disto), e se o objetivo é de realizar um trabalho para apresentar seriamente ao mercado literário (e não somente para amigos e familiares), sugiro que não salte etapas. Crie um bom produto/livro, capriche nas revisões. Não tenha dó de enxugar seu texto. Ouça quem conhece o mercado. Creio também que um bom caminho são as participações nas antologias nacionais e internacionais – as Coletâneas que reúne diversos autores em um único volume, pois permitem um ingresso suave nesse universo, afinal, voar em bando é muito gostoso. Entre os projetos dedicados à literatura, a A.C.I.MA realiza anualmente uma antologia bilíngue (Português & Italiano), intensificando a arte do encontro entre escritores italianos e brasileiros, os lançamentos acontecem no Brasil e na Itália.




A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

 M. B. – Com o olhar do lado de cá do oceano, confesso que fico muito feliz de perceber mudanças positivas no panorama econômico do Brasil. Eu sai do Brasil em 1990 e percebo que, apesar de tudo, em muitos sentidos o Brasil melhorou indiscutivelmente. Pelo menos é essa a imagem que chega aqui, de prosperidade. Creio que o nosso “calcanhar de Aquiles” seja sempre a Saúde e a Educação, é preciso que sejam instituídas reformas nessas áreas. Acredito de verdade que o Brasil seja o país do futuro, temos tudo.
Casa das Rosas 2014 - Lançamento Antologia Pensieri In Parole 

 A.C.I.MA. – Você tem planos de retornar a viver no Brasil?

M. B. – Atualmente, devido ao meu trabalho bilateral, minha residência é praticamente compartilhada entre o Brasil e a Itália, mas ainda passo mais tempo na Itália do que no Brasil, o que é inevitável, sou casada com um italiano, criei meu filho aqui e amo a Itália que me acolheu de braços abertos. A parte boa dessa história é que com as diferenças climáticas (estações) posso escapar do inverno europeu e curtir mais o verão brasileiro.
A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.





BIBLIOGRAFIA MARIANA BRASIL
Obras Publicadas:
ENTRE AS FRONTEIRAS
Ártemis Editora  – Brasil – 2003
IL MANOSCRITTO DI SONIA
Itàlia Nuova Editori – Itàlia – 2004
O MANUSCRITO DE SONIA
Itàlia Nova Editores – Brasil – 2005
EL MANUSCRITO DE SONIA
Editora Planeta   – Espanha   – 2006
EL MANUSCRIT DE SONIA
Edicion 62 - Catalão – Espanha – 2006
O MANUSCRITO DE SONIA
Editora Temas e Debates – Portugal – 2006
O MANUSCRITO DE SONIA
Círculo dos Leitores – Portugal – 2006
 Das Elf Minuten MADCHEN
Droemer – Alemanha  – 2006
Das Elf Minuten MADCHEN 
Áudio livro
Por Anna Thalbach Liest  - Droemer  - 2008
 Het Elf Minuten MEISSE
Arena – Holanda – 2008
FRAMMENTI D’ANIMA
Edizioni Altravista – Itàlia – 2007
O MANUSCRITO DE SONIA
Edizioni Mandala - 2012/2103
Borboletas de Aço
Edizioni Mandala 2011
O Livro de Sua Vida
Edizione Mandala 2014
ROSA AMOR
No PRELO
A.C.I.MA. – Novidades literárias? Sonhos, projetos?
M. B. – As eminentes novidades certamente são as publicações de minhas obras novamente no Brasil pela SAHAR, da qual sou sócia. Em novembro apresentaremos a reedição do livro "O Manuscrito de Sonia", seguidos das publicações de "Borboletas de Aço" e "Rosa Amor", com um olhar especial direcionado à distribuição alternativa, nosso diferencial.
Os sonhos são tantos! Entre eles a publicação da minha coleção de livros infantis e ver o filme "O Manuscrito de Sonia" finalmente nas telas. 
Os planos são: continuar fazendo o trabalho que amo: Conectando Mentes & Culturas através das Artes e da Literatura e reunindo pessoas que compartilham interesses similares, compartilhar meus saberes com quem desejar através das oficinas e consultoria literária. Continuar com o Projeto da A.C.I.MA.   "Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior" que tanto me dà prazer.  Escrever mais... E ler tudo aquilo que puder nessa minha viagem humana...
A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
 M. B. – Mensagem:  Luz... Sempre + luz...

Agradecimento: A todas as pessoas do bem, isentas de preconceitos, autênticas e sinceras que cruzaram meu caminho, e que hoje fazem parte da minha vida. Obrigada!





RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. – Uma saudade?  
M. B. – Juventude.
A.C.I.MA. – Um sonho?  
M. B. – Ver a trilogia baseada na minha vida nas telas do cinema/ publicar minha coleção de livros infantis e ser avó.
A.C.I.MA. – Um lugar?  
M. B. – Minha casa.
A.C.I.MA. – Uma música?  
M. B. – "Que mundo maravilhoso! Louis Armstrong”
A.C.I.MA. – Uma tristeza? 
M. B. – A separação de entes amados pela morte. A falta de saúde. A violência. E um mal absolutamente humano: a inveja.
A.C.I.MA. – Um barulho?
M. B. – Da mata.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
M. B. –  Rosas.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
M. B. –  Doce. (o mundo sem açúcar é super sem graça).
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
M. B. – Destino e Casualidade.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
M. B. –  Meio a meio. E me referindo às estações do ano, adoro a primavera e o outono.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
M. B. – Ler, viajar, trabalhos manuais e jardinagem.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
M. B. – Arroz – (com tudo).
A.C.I.MA. – O que ama? 
M. B. – A Arte em todos as suas expressões, aprendi que a Arte consola! Amizades autênticas! Amo celebrar o belo e sorrir para a vida. Amo dormir. Bonecas. Minha família e meus cachorros. (não necessariamente nessa ordem).
A.C.I.MA. – O que não ama?  
M. B. – Falsidade/Inveja/ Mentira / Falta de elegância/ Violência / Pobreza "em todos os sentidos" / Avareza de sentimentos / Ostracismo/ Egoismo / Plágio "em todos os sentidos". 
A.C.I.MA. – Um livro?   
M. B. – O Manuscrito de Sonia & a 1° e 2° parte do livro: E o vento levou.
 A.C.I.MA. – Um filme?
M. B. – A minha vida.

A.C.I.MA. – Uma homenagem?

M. B. –  A vida.

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?

M. B. – Ser mãe, dar a luz.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz?

M. B. – Amor. Amor. Amor.

A.C.I.MA.  Obrigada MARIANA BRASIL. Sucesso sempre!





Contato direto com a autora: marianabrasill@yahoo.it
Ou







Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  associazionemandala@hotmail.com



 EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html
A.C.I.MA. entrevista Roseni Kurànyi (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)
entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA)





 BRASIL


A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html



E CONTINUA...

E CONTINUA...




Nessun commento:

Posta un commento