martedì 19 agosto 2014

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VILMARA BELLO

A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.


VILMARA BELLO - Foto by Regina Mester



A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VILMARA BELLO
                                                                        "Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"

A.C.I.MA. – Bem vinda VILMARA BELLO! É uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

V. B. – Sou natural de São João do Triunfo – Paraná, sou formada em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Resido atualmente em São Paulo e atuo no mercado Imobiliário, atendendo especialmente estrangeiros no Brasil. Residi nos Estados Unidos e em Londres durante 6 anos. Antes de deixar o Brasil morei em Palmeira, Londrina, Curitiba, Guarujá e Araçatuba (interior de Sp). Fui jogadora de voleyball.

A.C.I.MA. – Como foi sua adaptação e quais as maiores dificuldades que encontrou no exterior? Maiores alegrias? Contou com o apoio de alguma organização que auxilia os imigrantes brasileiros?
V. B. – Deixei o Brasil para aprender outro idioma, ampliar meus horizontes. Fui inicialmente para os Estados Unidos, mas não me adaptei muito por lá, tanto que em pouco tempo mudei para Londres influenciada por minha irmã que mora até hoje em Londres. Sofri um pouco com o idioma e com o clima, mas logo me adaptei bem, assim que cheguei, procurei uma equipe de voleyball  amador local e comecei a jogar, viajei muito com o time para participar de torneios etc. Enfim, passei a me relacionar com os ingleses e outros estrangeiros, o esporte tem essa capacidade de socialização, isso sempre me ajudou muito dentro e fora do Brasil. Também participei  assiduamente do Solidarity Spirit Group em Wandrsworth, um dos grupos espiritas formado basicamente por brasileiros em Londres, lá encontrei amigos, conforto e força para enfrentar as dificuldades da vida estrangeira. Além do grupo de poetas que participei nos saraus no Restaurante Terra Brasil, onde conheci a Professora Else Vieira da University of  London Queen Mary, responsável pelo livro bilíngue  POETAS A DERIVA (do qual faço parte)  e pela organização dos ENCONTROS MUNDIAS DE ESCRITORES BRASILEIROS RESIDENTES NO EXTERIOR. (Londres 2012/2013 /Juiz de Fora 2014)
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
V. B. – Posso dizer que o meu primeiro contato com a escrita/poesia se deu assim que comecei a ler e escrever, desde que aprendi as primeiras letras do alfabeto rabisco poemas nas bordas dos meus cadernos. Isso tem sido uma maneira de aliviar sensações, angustias e conflitos que não saberia expressar de outra forma, a não ser escrevendo. Dai a origem da poesia em minha vida.


MARIANA BRASIL E VILMARA BELLO - Foto by  Regina Mester


A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

V. B. – Não sei se saberia identificar exatamente essa pessoa, tive muitas delas ao longo da minha trajetória, especialmente quando ainda era atleta e na fase da Faculdade, eram meus colegas, amigos leitores das “ bordas dos cadernos” que me incentivavam, entre eles Edward Bernardes, alma de poeta, grande incentivador e amigo que me ajudou a publicar o primeiro livro “Minha Nudez” no interior de Sp. Na verdade nunca alimentei ambições literárias, mas a força dessas pessoas me conduziu a este caminho. Hoje posso dizer que a professora  Else Vieira da  University  of London Queen Mary, é uma das pessoas que mais me incentiva a permanecer vinculada ao universo da literatura através da valorização e da divulgação dos meus poemas.

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

V. B. – Embora já existe um esforço isolado de algumas pessoas, como o da Professora Else Vieira responsável pela organização do Encontro Mundial de Escritores Brasileiros Residentes no Exterior, e o seu junto a ACIMA /Mandala e de outros, acredito que o apoio da mídia/internet de certa forma, seria fundamental para dar visibilidade e fomentar esses encontros e gerar repercussão para atrair a atenção dos responsáveis pelos órgãos públicos, embaixadas, ministérios etc no sentido de criar oportunidades para esses escritores que em sua maioria ainda tem que bancar suas publicações e suas participações e etc.


Foto by Regina Mester

A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

V. B. – Já tive ambições de adentrar neste universo, mas confesso que hoje não tenho muito. È um mercado, visa cifras $ e poesia não vende. Existe um mar de gente escrevendo e publicando livros e cada dia mais as pessoas leem menos. A comodidade que a tecnologia proporciona esta levando cada vez mais a isso, acredito que estamos vivenciando a transformação deste universo, influenciada pela era digital, já não da para saber mais o que seria um universo literário, o advento da internet transformou tudo. Quando publiquei meus primeiros livros 1993 e 1995 foi uma das maiores realizações em minha vida, quando peguei o primeiro exemplar na gráfica, cheiro de papel e tinta fresca saído da prensa, com tudo ali impresso, uma satisfação imensa. Depois vendi todos os exemplares em eventos que eu mesma organizei, hoje não sei se seria assim, estou mais para produzir um ebook com tudo o que já escrevi apenas como uma tentativa de salvar algo para o futuro. Estou tentando me conectar com esse universo virtual para onde inevitavelmente estamos caminhando.

A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

V. B. – Seja perseverante.
Foto by Regina Mester


A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

V. B. – Tenho a impressão que atualmente o Brasil visto de fora parece um paraíso, todas as pessoas que vem pra cá, adoram o pais querem viver aqui etc, a mídia fala bem, o Brasil està na Moda. Acredito que somos uma nação, um povo feliz, mas estamos longe de sermos “economicamente feliz”, as desigualdades sociais e econômicas são imensas ainda e há muita corrupção, desvio de verbas e pouco ação por parte dos governantes. Assim como as pessoas em suas pequenas atitudes deixam a desejar, embora o discurso seja bom a pratica individual esta aquém do texto na atitude de cada um, é o que eu percebo.
Meus projetos atuais são: atualizar meu site, criar um ebook, participar do projeto NAVEGANTES, participar  de outros encontros, executar projetos engavetados ligados a literatura e ao esporte.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

V. B. – Meu Primeiro texto foi publicado na Revista Show do Esporte da Bandeirantes, 1989, “Um hino de amor ao Volei”.  Meu Primeiro poema foi publicada no livro “Poetas Brasileiros de Hoje 1989” da Editora Shogun  Arte - RJ.  Fui produtora na emissora TVI/SBT/Araçatuba. Sp em 1992 e 1993,  quando publiquei meu  primeiro livro “Minha Nudez”,  em 1995 publiquei o segundo livro  “Por trás da Carne”.
Deixei o Brasil em 1988, Fui  Para Os Estados Unidos, onde atuei como Editora Assistente do “The Brazilian Journal e O Pasquim”,  dois  jornais para brasileiros na Florida EUA.
Lançei o livro “Por trás da Carne”  na cidade de Orlando (E.U.A) em abril 1998.
Em julho de 1998 mudei-me para Londres/Inglaterra onde exerci diversas atividades. Em 1999 a 2000 fui uma das idealizadoras do evento literário “The Brazilian Poetry, encontros poéticos que reunia poetas brasileiros residentes na Inglaterra para leitura e apresentação de autores Brasileiros. Os encontros aconteciam em  espaços culturais da cidade e tinham o apoio de divulgação da  rede BBC de Televisão. Deste evento resultou o encontro mais tarde com a professora  Else VIEIRA organizadora do Livro bilíngue Poetas a Deriva e dos encontros de escritores Brasileiros residentes no exterior do quais participo.





A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma breve bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

V. B. – Publiquei dois livros de poesia:

Minha Nudez, 1993 e Por trás da Carne, 1995 ( Ambos no Brasil)
Participo com alguns poemas escritos nos Estados Unidos e em Londres no livro POETS ADRIFT/POETAS A DERIVA da professora Else Vieira, como mencionado anteriormente.

A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

V. B. – Peço à Deus todos os dias que me permita continuar olhando a vida pelas janelas da poesia.

RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
V. B. – Helena Minha mãe.
A.C.I.MA. – Um sonho?
V. B. – Ausência de Corrupção e falcatruas no Brasil.
A.C.I.MA. – Um lugar?
V. B. – Devon.
A.C.I.MA. – Uma música?
V. B. – Todas as que trazem alegria e paz.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
V. B. – A trágica morte da minha mãe num acidente de carro no Brasil.
A.C.I.MA. – Um barulho?
V. B. – De chuva.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
V. B. – De Comida boa/café.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
V. B. – Salgado.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
V. B. – Destino.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
V. B. – Os dois. Nem tão quente, nem tão frio. rs
A.C.I.MA. – Seu hobby?
V. B. – Caminhar.
 A.C.I.MA. – Comida preferida?
V. B. – Risotos.
A.C.I.MA. – O que ama?
V. B. – Gente boa e sincera.
A.C.I.MA. – O que não ama?
V. B. – Gente falsa e fria.
A.C.I.MA. – Um livro?
V. B. – O Profeta.
A.C.I.MA. – Um filme?
V. B. – E o vento levou.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
V. B. – Aos que lutam.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
V. B. – Ver meus livros impressos.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz?
V. B. – Desprendimento, perseverança e auto-estima.


A.C.I.MA. – Muito Obrigada VILMARA BELLO! Sucesso sempre... LUZ... Sempre mais Luz...







                                                             www.acimamandala.com


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  associazionemandala@hotmail.com


EXTERIOR

A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html
A.C.I.MA. entrevista Roseni Kurànyi (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)
entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)


 BRASIL


A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA
A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html











E CONTINUA...

E CONTINUA...




Nessun commento:

Posta un commento