lunedì 11 agosto 2014

A.C.I.MA. entrevista a escritor JOSÉ HILTON ROSA - "Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior".

A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.
O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. entrevista a escritor JOSÉ HILTON ROSA


"Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"






A.C.I.MA. – Bem vindo JOSÉ HILTON ROSA! È uma honra tê-lo conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?


JHR – Nasci na fazenda Salinas, distrito de Araúna, MG, usavam parteiras que ajudavam as mães darem a luz. Fui alfabetizado em escola rural. Fui para a cidade continuar os estudos ginasial e colegial. Na adolescência trabalhava para ter condição de estudar na cidade. Concluído o colegial me mudei para a capital, Belo Horizonte, para fazer cursinho pré vestibular e cursar universidade. Pela necessidade de trabalhar fiz curso técnico e  entrei na Petrobras, onde trabalhei 33 anos. Atualmente me aposentei e dedico meu tempo com o hobby de escrever poesias. Outro hobby é prática da leitura.  Participo de vários grupos de poesias. Atualmente Belo Horizonte - MG é minha residencia, juntamente com minha família. (Esposa e 2 filhos).

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

JHR – Meus primeiros rascunhos poéticos se deu logo após alfabetização, fazia versinhos para as meninas colegas de escola. Escrevo sobre temas diversos. Politica, paz, família, amor, natureza etc...
Minhas aspirações são principalmente de momentos solitários e sóbrios. Inesperados as vezes surgem espontaneamente. Participo de alguns exercícios poéticos semanais pela associação internacional de poetas do mundo, organizado pela poetisa Delasnieve Dasped.



A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

JHR – Meu primo Lázaro Mariano, professor, também poeta, compositor e instrumentista foi o maior incentivador de editar e lançar meu primeiro livro de poesias, Laços de sangue. Daí para frente tomei gosto e não parei mais. Já vou lançar o 5º livro solo. Tenho participações em diversas antologias. O teatro é outra arte que gosto de assistir (não faço teatro) e admiro. A música está no sangue. Ouço muita música. 



A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

JHR – No Brasil seria dar oportunidade aos novos e desconhecidos divulgar seus trabalhos através de incentivo governamental, hoje somente grupos ligados à politica consegue. 
No exterior, instituições como a A C I M A está fazendo. Varal do Brasil (Jacqueline Aisenman) também faz; a Literarte (Izabelle Valladares), está fazendo; o portal CEN (Ca estamos nós). São pessoas ligadas à arte e que trabalham no sentido de divulgar os novos. (estão de parabéns).


A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

JHR – O maior obstáculo é o custo financeiro para editar, divulgar e participar de bienais, de lançamentos. Meus trabalhos são divulgados pela internet, lançamentos em livrarias, bibliotecas. Participo de grupos poéticos como: Belo poético, terça poética, semente da poesia e diversos sites de poesias. Meus livros são encontrados através de sites de vendas, amazon, itunes, life editora e recanto das letras (www.josehiltonrosa.recantodasletras.com.br), contato direto com o autor e também na livraria mineiriana em BH.

A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
JHR – Não parar nem desanimar. Sempre criar. Procurar participação nessas associações que citei no item anterior.

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?
JHR – O momento econômico Brasileiro é extremamente sensível. O momento de euforia está passando. Estamos entrando num momento delicado com uma sombra de recessão. Não acho muito duradouro. Precisamos ter cautela no consumo. 
Meu objetivo literário é continuar participando de projetos literários a medida que minha condição financeira permita. Porque não ganhamos dinheiro com a literatura. Escrevo como hobby  e satisfação do nosso ego e diversão.  


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

JHR – O primeiro livro "Laços de sangue" foi a coletânea de poesias que estavam na gaveta desde minha adolescência, editado e lançado de maneira independente pela Imprensa oficial em BH, no ano de 2004;
O segundo "Choro de sangue" é uma edição mais elaborada que teve o tema de família, política, também editado e lançado de maneira independente feito na editora Imprensa Oficial em Belo Horizonte no ano de 2006;
O terceiro livro "Inversos" teve a co autoria de Carmo Antunes. Amigo poeta, compositor e músico. Temas sentimentais de família, política e natureza. Em versos abstratos. Editado também pela I O em BH no ano de 2009;
O quarto livro "Versos em alças de fogo", temas variados destacando a política brasileira e comportamento do mundo ocidental, capitalismo. Editado pela Life editora;
O quinto livro "Sorriso e Lágrimas" está em fase de edição na Life. Até o final deste ano será lançado; 
A oportunidade de divulgação no exterior é muito gratificante e valorização do meu trabalho. Participei em 2 anos no salão do livro em Genebra na Suiça pelo Varal do brasil coordenado pela Jacqueline Aisenman e agora pela A. C. I. M. A divulgando minhas poesias na Itália.

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma breve bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

JHR – Como no item anterior já citei, são 5 livros. 
     a-) "Laços de sangue": são os laços de família, sangue de família. 2003.
     b-) "Choro de sangue": são choros pelos sentimentos familiar. Choro de emoções e choro pelo sofrimento, 2007.
     c-) "Inversos": Um livro invertido. De um lado versos de José Hilton e do outro Inversos de Carmo Antunes. Cada um com seu estilo, 2009. 
     d-)"Versos em alças de fogo": São versos que levam o leitor a refletir. Colocar lenha na fogueira. Provocar as pessoas sobre a realidade humana, 2012.
     e-) "Sorriso e Lágrimas": O sorriso provocando lágrimas. Sejam de alegria ou de tristeza, 2014.

A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

JHR – Frase: Meus Versos nascem do pensamento e mão de um humilde homem, que chora ainda adulto, assistindo mortes no asfalto, cobrindo nosso rosto com lágrimas de choro e dor, em nome do desenvolvimento.

RAPIDINHAS:
A.C.I.MA. – Uma saudade?
JHR – Da infância.
A.C.I.MA. – Um sonho?
JHR – Amor entres as pessoas - extinção da violência.
A.C.I.MA. – Um lugar?
JHR – Uma casa no campo com animais e flores.
A.C.I.MA. – Uma música?
JHR – Sueño con Serpientes (Silvio Rodrigues).
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
JHR – Com desabrigados - moradores de rua.
A.C.I.MA. – Um barulho?
JHR – Batido das águas do mar em praia deserta.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
JHR – Da mulher amada.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
JHR – Melado de cana.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
JHR – Destino - Fé e confiança em si próprio.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
JHR – Nem um nem outro - temperado.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
JHR – Escrever poesias.
 A.C.I.MA. – Comida preferida?
JHR – Assado de cordeiro acompanhado de um bom vinho tinto.
A.C.I.MA. – O que ama?
JHR – O prazer da vida.
A.C.I.MA. – O que não ama?
JHR – Ignorância.
A.C.I.MA. – Um livro?
JHR – Vários livros  - Poesias de Manuel de Barros; Ariano Suassuna; Ruben Alves e tantos outros...
A.C.I.MA. – Um filme?
JHR – Um estranho no ninho.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
JHR – Tereza de Calcutá.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
JHR – Resultado positivo de um concurso de emprego.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz?
JHR – Conhecer a si próprio; Humildade; Honestidade.



A.C.I.MA. – Muito obrigada JOSÉ HILTON ROSA . Sucesso SEMPRE!


                  Contatos: joiltonrosa@yahoo.com.br

                   www.josehiltonrosa.recantodasletras.com.br





Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  associazionemandala@hotmail.com

Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura.

EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html
A.C.I.MA. entrevista Roseni Kurànyi (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)
entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Ligia Braz (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)


BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-escritora-sandra.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-o-escritor-rogerio.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA


A.C.I.MA. entrevista a Escritora JOSE HILTON ROSA



E CONTINUA...

Nessun commento:

Posta un commento