domenica 2 agosto 2015

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA para a "Vitrine do Artsita Brasileiro no Exterior".


A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.


O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.
ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA

Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”.

A.C.I.MA.

A.C.I.MA. – Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

A. V. A. – Nasci no Brasil. Atualmente vivo no Rio de Janeiro. Além da escrita, gosto de desenhar.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo ?

A. V. A. – O meu contato com a escrita se deu a partir do meu interesse pela biblioteca da escola, em que pude conhecer o universo encantador da literatura. Foi no ensino fundamental. Comecei a escrever meus primeiros poemas na minha infância, por volta dos 10 anos. Meus temas são variados, passando desde a poesia amorosa até a reflexiva. As minhas inspirações vieram de duas fontes: as ótimas leituras que fiz e da análise aguçada da realidade. Meu processo criativo vem da inspiração. Os versos fluem quando estou inspirada. Depois, dou o acabamento final.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

A. V. A. – Minha mãe foi grande incentivadora e sempre leu meus textos com carinho e atenção. Ela me dá várias opiniões. Ela sempre gostou de ler muito. Outra Arte que me interessa muito é a pintura. Gosto muito de ir a exposições para apreciar e avaliar as obras. A exposição das obras de Salvador Dalí aqui no Rio de Janeiro muito me impressionou por sua beleza extraordinária. Há influências do surrealismo na minha poesia. Ela é muito pictórica.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

A. V. A. – Acredito que fazer mais eventos para autores do Brasil e do Exterior seria primordial, com a participação deles a partir de palestras e divulgação de livros. 
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

A. V. A. – A falta de patrocínio se apresenta como grande obstáculo ao autor iniciante. Se as editoras investissem mais nos autores, o caminho seria mais fácil. Divulgo meu trabalho através de edição de meus livros em pequenas editoras e também na minha participação em revistas, jornais e antologias no Brasil e no exterior. Os livros podem ser adquiridos comigo a partir de contato por e-mail ou nas livrarias da Travessa, Cultura, Asabeça e Martins Fontes.


A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

A. V. A. – Acredite no seu potencial e pense que o escritor nunca está pronto e acabado, mas num processo contínuo de amadurecimento.

 

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
A. V. A. – Meus primeiros livros de poesia, “40 poemas” e “Painel” foram o resultado de 11 anos de escrita. Lancei os dois separadamente no mesmo ano, em 2011, pela editora Multifoco. Primeiramente, divulgava meus textos em blogs que não existem mais. Tenho um blog que atualizo constantemente com meus escritos (www.malabarismospoeticos.blogspot.com.br). O meu livro mais recente, o terceiro, lancei em 2014 (editora Scortecci), resultado de 4 anos de trabalho. Ainda não divulguei meus livros individuais no exterior, somente participação em revistas, jornais ou antologias com algum poema, não na sua totalidade. O exemplo mais marcante foi a divulgação de meu poema “O pescador e o mar”, que fez parte da Primeira Antologia Bilíngue Brasil-Holanda, organizada por Josane Mary Amorim, formada pela conceituada Universidade de Harvard.  

A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

A. V. A. – Deixo aqui minha poesia “O pescador e o mar”, divulgada na Holanda em 2015.


O PESCADOR E O MAR

Os murmúrios das ondas martelam
molhando os lençóis amarelados
de areias mescladas em branco e preto

Vaga a grande asa do barco no ar
e o céu escurece as ondas do mar
indo o rastro do mastro diluir-se

Moroso o pescador move o leme
sem medo do vento ventando alto
busca o consolo do leito límpido

E ruidosas as águas o bebem
sorvendo o seu sossego no mar.





ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA - Biografia






Alexandra Vieira de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 1976. É Doutora em Literatura Comparada pela UERJ. É poeta, contista, cronista, crítica literária e ensaísta. Trabalha como agente de leitura na Secretaria de Estado de Educação. É tutora de ensino superior a distância na faculdade de Letras da UFF. Publicou artigos e ensaios literários em revistas acadêmicas especializadas e livros. Participou do livro “À roda de Machado de Assis, ficção, crônica e crítica”, com um ensaio literário (Argos, 2006). O livro foi organizado pelo professor Doutor João Cezar de Castro Rocha. Tem um livro de crítica literária, publicado em 2008, fruto de sua dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira, “Literatura, Mito e Identidade Nacional” (Ômega, 2008). Organizou juntamente com um amigo, Doutor em Letras, Ulysses Maciel, um livro de ensaios literários, intitulado “Inventário de literariedades e outras vertigens”(Imprinta, 2008). É membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, em Minas Gerais. Também foi aprovada por unanimidade pelos Dirigentes da Litteraria Academiae Lima Barreto (RJ) para o recebimento do Diploma de Distinção Literária, laurel máximo desta instituição. Além disso, a partir desta distinção máxima lhe foi conferido o título de Acadêmica Honorária desta excelente instituição. Publicou os primeiros livros de poemas em 2011, pela editora Multifoco: “40 poemas” e “Painel”. “Oferta” é seu terceiro livro de poemas, pela editora Scortecci. Ganhou alguns prêmios literários. Publica suas poesias em revistas, jornais e alternativos por todo o Brasil. 



RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
A. V. A. – Meu irmão.

A.C.I.MA. – Um sonho?
A. V. A. – O fim das guerras.

A.C.I.MA. – Um lugar?
A. V. A. – O meu lindo Rio de Janeiro de sempre.

A.C.I.MA. – Uma música?
A. V. A. – “Canção da América”.

A.C.I.MA. – Uma tristeza?
A. V. A. – A dor da fome.

A.C.I.MA. – Um barulho?
A. V. A. – Os pássaros.

A.C.I.MA. – Um cheiro?
A. V. A. – Flores.

A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
A. V. A. – Doce.

A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
A. V. A. – Destino.

A.C.I.MA. – Quente ou frio?
A. V. A. – Frio.

A.C.I.MA. – Seu hobby?
A. V. A. – Escrever e escrever.

A.C.I.MA. – Comida preferida?
A. V. A. – Escondidinho de carne seca.

A.C.I.MA. – O que ama?
A. V. A. – O Amor.

A.C.I.MA. – O que não ama?
A. V. A. – O ódio.

A.C.I.MA. – Um livro?
A. V. A. – “Memórias póstumas de Brás Cubas”

A.C.I.MA. – Um filme?
A. V. A. – “A festa de Babette”

A.C.I.MA. – Uma homenagem?
A. V. A. – À minha mãe, meu bem maior.

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
A. V. A. – Sempre com queridos amigos.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz?
A. V. A. – Amor, Caridade e Delicadeza.



A.C.I.MA. – Muito obrigada ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA!!! Sucesso SEMPRE!!!!
 Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  
EXTERIOR
A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a_19.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO
BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE.

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO

E CONTINUA...

Nessun commento:

Posta un commento