lunedì 13 marzo 2017

A.C.I.MA. entrevista a Escritora Carla De Sà Morais


A A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros & lusófonos - “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, deu início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine A.C.I.MA.” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior. Em 10 de Março 2017, os horizontes da Vitrine A.C.I.MA. se alargam para escritores de todas as nacionalidades.

O projeto “Vitrine A.C.I.MA.” abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.

CARLA DE SÀ MORAIS
                                                            “Vitrine A.C.I.MA. no Exterior”
A.C.I.MA. – Bem-vinda Carla De Sà Morais, é uma honra tê-la conosco na Vitrine A.C.I.MA. Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
C. S. M. – Então, eu nasci em Angola, numa pequenina província do interior, e com apenas alguns meses de idade os meus pais decidem partir para irem viver na capital, Luanda, pois os primeiros ataques “terroristas”, começaram precisamente aí, uma semana antes do meu nascimento. Aos 12 anos fui viver para Portugal, e aos 34 anos imigrei para a Suíça, onde vivo actualmente. Durante 15 anos trabalhei na manufacturação de peças de alta tecnologia em fibra de carbone e outros materiais de composite. De há dois anos para cá, trabalho como esteticista-visagista-massagista; formação feita em Portugal, mas, com a minha chegada à Suíça, tive que a pôr em parêntesis, como tantas outras coisas e actividades.  
A.C.I.MA. – Pergunta especial da A.C.I.MA.: Sendo nascida na Angola, ter vivido grande parte de sua vida em Portugal e atualmente residir na Suíça, significa uma importante experiência pessoal de migração, e consequentemente, de adaptação. Como você viveu isso a nível de identidade? Qual é seu escritor preferido, e porque?  
C. S. M. – Por incrível que pareça, não tive grandes dificuldades de adaptação. Apaixonei-me por este país que me recolheu e me acolheu em toda simplicidade. Os suíços são extremamente cordiais e educados. Ainda hoje, não me posso queixar. Costumo dizer que a Suíça é o meu país de adopção!
O meu escritor preferido é Jo Nesbo, norueguês, o mestre do neo-suspense. Ele narra as intrigas mais incríveis, mistura casos diversos públicos com politica e História… quando se abre um livro de Jo Nesbo, é como entrar num outro mundo do qual tu não sabes quando sairás...
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo
C. S. M. – Modéstia à parte, sempre fui muito boa aluna em letras, e a disciplina de português era uma das minhas preferidas. Daí a realizar trabalhos de composição e narração, muitas vezes elogiados pelos professores; foi um passo. Depois, tinha os exemplos da minha avó materna, Elisa, e do meu pai, que liam muito e de vez em quando alinhavavam umas frases. Mais tarde, por volta dos meus 17 anos, tive um “desgosto” de amor. Nessas idades tudo é complicado e difícil de gerir, e foi na escrita que consegui superar essa fase de tristeza e abandono.
Escrevo praticamente sobre todos os temas. A vida, a natureza, a alegria, a tristeza, as situações de outros ou mesmo minhas, são fontes de inspiração. Não tenho um processo criativo especifico, acontece… Também não sei explicar.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
C. S. M. – Acho mesmo que a primeira pessoa fui eu, porque apesar de todos estes anos e sem um obectivo previsto, continuei a escrever, pelo mero prazer que a escrita me doa. Depois foram um conjunto de factores e situações que me conduziram até aqui. Fiz grandes amizades com personalidades do mundo literário brasileiro, como Dyandreia Portugal, Jannini Rosa, e tu, “Sonia Miquelin” - Mariana Brasil, tenho tido o vosso apoio e ajuda, e isso é fundamental para crescer.
Gosto de pintar! Frequento um curso de aquarela. Gosto de cantar! Fiz parte de um coral durante alguns anos, onde a minha voz estava qualificada como “soprano”. Sou membro da Assotiation des Concerts St-Vincent – música clássica.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas Lusófonos no exterior? 
C. S. M. – Pessoalmente acho que já se faz muito, comparativamente à minha época. Claro que se pode fazer sempre mais e melhor. Mas há uma série de editoras que dão excelentes oportunidades aos jovens e/ou iniciantes escritores: como concursos literários e/ou participações em Antologias, como tu o fazes com a ACIMA, a Rede Mídia Sem Fronteiras, a Helvetia Edições, etc… é claro que é preciso batalhar, tentar sempre, ser-se melhor a cada vez e evoluir. Eu digo e creio, que o esforço e o empenho, são os melhores ingredientes para obter bons resultados.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
C. S. M. – O maior obstáculo, por vezes, somos nós mesmos. Seja por timidez, por medo ou ausência de um espirito competitivo. Quando queremos ou desejamos muito algo, temos que “combater” e “perseverar”. Temos que mostrar e demonstrar àqueles que nos podem ajudar ou apoiar, que valemos e merecemos a pena! Portanto, a meu ver, “atitude” é a palavra mágica.
Divulgo o meu trabalho através das Colectâneas e Antologias onde participo. Divulgo muito dos meus poemas na minha pagina FB.
Tenho um livro que será lançado brevemente. Infelizmente não consegui que ele ficasse pronto a tempo para poder lançá-lo no próximo prestigiado evento em Portugal, o aniversário do Jornal Sem Fronteiras, em março, mas, farei um lançamento no Salão do Livro de Genebra em abril, e outro no Salão do Livro de Turim, em maio 2017.


A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
C. S. M. – Justamente: ir à luta! Não desistir quando tudo parece desmoronar-se. Acreditar no seu valor e em si próprio!


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
C. S. M. – Como dito, apesar de estarem prontas, ainda não tenho propriamente as minhas obras individuais em mãos, mas em breve as terei. O ano passado participei numa sessão de autógrafos, no Brasil, de uma Antologia onde fui coautora, e posso dizer que é uma sensação de efervescência constante… imagino que quando se trata do nosso próprio livro, a sensação é indescritível! Participei num concurso de literatura e ganhei o 3º lugar; juntamente ao troféu e à medalha, ganhei um livreto editado com 20 poemas da minha autoria, cujo título é: “Ser Diferente”. Um pequenino bijou! Foi fabuloso!
Como disse no parágrafo acima, irei brevemente lançar o meu livro com o título: De Gaveta em Gaveta”.

A.C.I.MA. – Novos projetos?
C. S. M. – Rsrsrs… muitos, sempre. Mas vamos aguardar...


A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
C. S. M. – Uma Reflexão:
Quando vivemos a nossa vida serenamente e transportamos no coração a beleza e a simplicidade das flores, conseguimos transformar um pouco o Mundo em que vivemos, porque:
O nosso amor é a nossa força;
A nossa vontade é a nossa victória;
A nossa sabedoria é a nossa determinação!

                                                                                                                            Carla De Sà Morais 
RAPIDINHAS   por Carla De Sà Morais:
A.C.I.MA. – Uma saudade?
C. S. M. – Tudo o que eu amei.
A.C.I.MA. – Um sonho?
C. S. M. – Viver no Paraíso.
A.C.I.MA. – Um lugar?
C. S. M. – A minha casa em Luanda.
A.C.I.MA. – Uma música?
C. S. M. – “Love on Top”.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
C. S. M. – Não quero lembrar-me.
A.C.I.MA. – Um barulho?
C. S. M. – Gargalhadas.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
C. S. M. – Livros, madeiras.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
C. S. M. – Gosto dos dois.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
C. S. M. – Decisão.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
C. S. M. – Umas vezes quente, outras frio.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
C. S. M. – Ir ao cinema, ver séries na TV.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
C. S. M. – Rsrs… gosto de quase tudo.
A.C.I.MA. – O que ama?
C. S. M. – A bondade, a solidariedade.
A.C.I.MA. – O que não ama?
C. S. M. – A maldade que se faz aos animais.
A.C.I.MA. – Um livro?
C. S. M. – Ui… A Bíblia.
A.C.I.MA. – Um filme?
C. S. M. – “Words”, “Água para os elefantes”… é difícil escolher um só.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
C. S. M. – A todas as pessoas do Bem, como a minha avó Elisa.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
C. S. M. – O nascimento da minha filha.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
C. S. M. – Amarmo-nos, respeitarmo-nos, ajudarmos, o resto vem por acréscimo.

A.C.I.MA. – Muito Obrigada CARLA DE SÀ MORAIS!!! Muita Luz em seu caminho! Sucesso Sempre!!!
                                       Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com

                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)


                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)



A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)


A.C.I.MA. entrevista a Atriz GINA TEIXEIRA (52)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARAHILDA GOMES ALVES (53)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IRISLENE MORATO (54)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora NINA FERNANDES (55)


A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELSIE PAIVA (56)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora DINORÁ COUTO (57)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-escritora-dinora-couto.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLINDA LAMEGO (58)

A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELYETHE MARINHO (59)

A.C.I.MA. entrevista o Escritor ELZIO LUZ LEAL (61)


...

E CONTINUA...


      
          ...OUTRAS NACIONALIDADES...


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MARIA CRISTINA DRESSE - (Argentina) - (1)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-maria.html


A.C.I.MA. entrevista a Escritora CARLA DE SÀ MORAIS (Angola/ Portugal) - (2)

E... CONTINUA...















Nessun commento:

Posta un commento